Hospital da Criança e do Adolescente vacina contra influenza e sarampo

Vacinadas, crianças mostram "Certificado de Coragem", ao lado da mãe e de colaboradoras do Hecad

O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) realiza Campanha de Vacinação Infantil contra a Influenza e o Sarampo, desde sábado passado (30/4). A sala de vacinação fica no corredor de exames de imagem do andar térreo da unidade do Governo de Goiás e funciona de segunda-feira a sábado, das 8 às 17 horas.

O Hecad também integrou o Dia D de Vacinação contra a influenza e o sarampo. A ação ocorreu simultaneamente em todos os municípios goianos, com o propósito de melhorar os índices de cobertura vacinal das duas doenças.

A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde de Goiás, Flúvia Amorim, informou que recebeu um documento da Organização das Nações Unidas (ONU) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) alertando sobre o risco iminente de epidemia de sarampo. Ela destacou que os casos aumentaram cerca de 80% no mundo e que, em muitos países, inclusive no Brasil, há surtos ativos.

Secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, pontuou que a vacinação é uma das formas mais efetivas para a prevenção das duas doenças. Ele destacou que a vacina impede as complicações, internações e mortes. E frisou que todas as vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) à população são estudadas, aplicadas, avaliadas e validadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As vacinas contra o sarampo (tríplice viral) e trivalente contra a influenza estão disponíveis e devem ser aplicadas, de forma indiscriminada, em crianças de 6 meses a menores de 5 anos. O Hecad também está vacinando crianças fora dessa faixa etária e com comorbidades.

Serviço
Sala de vacinação do Hecad
Funcionamento: de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h
Vacinas disponíveis: contra influenza, sarampo e Covid-19

O Hecad só vacina o público infantil. Pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinas da criança que será imunizada.

 Monique Arruda (texto e foto)/Agir