Com apoio do Governo de Goiás, Caldas Novas retoma Carnaval Antigo

Carnaval Antigo movimenta o turismo da Região das Águas Quentes durante todo o mês de maio (Foto: Prefeitura de Caldas Novas)

O município de Caldas Novas realiza, a partir desta terça-feira (03), o Carnaval Antigo, que promete movimentar o turismo na Região das Águas Quentes. A cidade é uma das contempladas no edital da Goiás Turismo, que vai patrocinar ações em 15 municípios goianos este ano, e marca a retomada dos eventos no interior do Estado.

A abertura da festa está marcada para às 17 horas, com a concentração dos blocos na praça Mestre Orlando. Ao som de bandas tradicionais, com seus blocos e antigas marchinhas, os foliões vão percorrer a Rua Pedro Branco de Souza e Avenida Osmundo Gonzaga de Menezes, fantasiados de colombinas, pierrôs, melindrosas e blocos de sujos, com direito à chuva de confetes e serpentinas, até a Praça 4 Rodas.

No local foi montada uma tenda, onde a festa continua com diversas atrações musicais, além dos espaços gastronômico e infantil, com brinquedos para as crianças. Os famosos Bonecos Gigantes garantem ainda mais animação aos turistas. Outro atrativo é o desfile de carros antigos pelas ruas da cidade.

A folia, que já está em sua 4ª edição, será realizada em todo o mês de maio, sempre às terças, sextas-feiras e sábados (a partir do dia 14). A realização é da Prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos, e da Associação Regional Águas Quentes de Goiás, com patrocínio do Governo de Goiás.

O secretário de turismo e eventos, Daniel Ribas, ressalta que além de muita programação musical, com bandas que relembram os sucessos das marchinhas dos antigos carnavais, o desfile dos bonecos gigantes contam a história da Região das Águas Quentes.

Segundo o presidente da Agência Estadual de Turismo, Fabrício Amaral, o Carnaval Antigo é importante para a economia local porque gera ocupação da rede hoteleira e maior movimentação nos bares e restaurantes em época de baixa temporada.

“O Governo de Goiás apoia a continuidade do evento, que contribui para a recuperação do Turismo, e reforça a parceria com o principal destino turístico do estado”, afirmou. Fabrício Amaral defende que a iniciativa pode ser replicada em outros destinos goianos. ”É um evento tranquilo, voltado para a família e já virou tradição”, completou.

O Carnaval Antigo vai contar, também, com o apoio do Observatório da Goiás Turismo, que vai realizar uma pesquisa durante o evento para levantar o perfil e a satisfação do público participante. Os dados serão tabulados e os resultados poderão subsidiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do turismo na região.

Evento: Carnaval Antigo de Caldas Novas 2022
Data: 03 de maio de 2022 (abertura). A festa prossegue até dia 31, sempre às terças, sextas e sábados (a partir do dia 14)
Horário: 17h
Local: Concentração na Praça Mestre Orlando e apresentações musicais na Praça 4 Rodas