Primeira turma de Medicina Veterinária da UEG cola grau

Atualmente o curso possui 240 alunos matriculados. A turma que conclui agora contém 23 formandos e destes 19 colarão grau oficial nesta quinta-feira, 5 de maio (Fotos: divulgação)

Nesta quinta-feira, 5, às 19 horas, no Salão das Irmãs Unidas, no setor Rodoviário, em São Luís de Montes Belos, acontecerá a colação de grau da primeira turma do curso de Medicina Veterinária do Câmpus Oeste da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O governador Ronaldo Caiado é o paraninfo da turma e estará presente na solenidade.

O curso de Medicina Veterinária tem grande importância para a região. São Luís de Montes Belos é um município que se insere na mesorregião do Oeste Goiano e possui a agropecuária como principal atividade econômica. Nesse setor, o principal segmento é constituído pela pecuária leiteira e, de acordo com o seu perfil, foi identificado como região de grande potencial para o desenvolvimento desse segmento e de outros dentro da agropecuária. Portanto, recebeu o programa de estruturação e fortalecimento do setor lácteo – Arranjo Produtivo Lácteo (APL), em parceria com a estratégia de desenvolvimento sustentável DRS Leite/Banco do Brasil.

TURMA DE VET- 2
A turma que conclui agora contém 23 formandos e destes 19 colarão grau oficial

Diante da vocação regional, verificou-se a demanda por mão de obra especializada e de qualidade para prestar assistência técnica adequada, contribuindo com o desenvolvimento regional, o que culminou com a criação do curso de Medicina Veterinária, em 2017, com a oferta de 60 vagas por ano, em duas entradas de 30 alunos. O curso foi idealizado pela professora Aracele Pinheiro Pales dos Santos, atual coordenadora do Câmpus e homenageada da turma.

Aliada a essa demanda, soma-se também na referida região a carência por profissionais que assistam as áreas da saúde pública, de controle de zoonoses, de inspeção de produtos de origem animal e que conduzam programas de controle de doenças presentes nos rebanhos e lotes de criações animais da região. “O curso proposto tem como preocupação realizar um currículo voltado para o atendimento do perfil definido para o profissional nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), sem perder de vista o mercado de trabalho do médico veterinário na sociedade contemporânea, especialmente, do estado de Goiás”, salienta a coordenadora do curso, professora Karyne Oliveira Coelho.

TURMA DE VET- 3

Atualmente o curso possui 240 alunos matriculados. A turma que conclui agora contém 23 formandos e destes 19 colarão grau oficial nesta quinta-feira, 5 de maio.

Estrutura

O Câmpus Oeste, considerado parceiro do APL, estruturou-se com o Laticínio Escola, com os laboratórios de Biotecnologia da Reprodução Animal, de Doenças Parasitárias, de Bromatologia e Solos, o Centro Tecnológico do Leite e o Centro de Treinamento em Bovinocultura Leiteira para promover a melhoria da genética, sanidade e produção animal, fortalecendo o desenvolvimento lácteo regional.

Para reforçar ainda mais as atividades desenvolvidas pelo curso, no fim de março, em visita à cidade, o governador Ronaldo Caiado anunciou a liberação de R$ 7,2 milhões em recursos para a construção do Hospital Veterinário. Trata-se do primeiro hospital veterinário público do Estado e visa oferecer um espaço para o ensino-aprendizagem e acompanhamento de procedimentos hospitalares por parte dos discentes do curso.

TURMA DE VET- 4

O Hospital Veterinário terá 2.100 m² de área construída no terreno localizado na Fazenda Escola do Câmpus Oeste, o que vai facilitar o acesso dos discentes do curso de Medicina Veterinária da UEG. O Hospital deverá suprir a demanda de atendimento médico veterinário especializado, com a possibilidade de realização de exames, atendimentos clínicos e cirúrgicos em período integral.

Também serão atendidos diretamente os produtores rurais criadores de animais de produção, especialmente por se tratar de uma região importante para a pecuária leiteira do estado de Goiás, que contempla o Arranjo Produtivo Local (APL) Lácteo de São Luís de Montes Belos, que é composto por mais de cinco mil produtores.

Com a construção do Hospital Veterinário e o trabalho já desenvolvido pelo Biotec|UEG, o setor leiteiro da região será consolidado, auxiliando o desenvolvimento regional dos municípios que compõem o APL.