Hetrin lança plataforma Transparência Total para obras de ampliação

Tela do Transparência Total, para população acompanhar desenvolvimento e custos das obras no Hetrin (Arte: Hetrin)

O Hospital Estadual de Trindade Walda Ferreira dos Santos (Hetrin) passa, atualmente, por um processo de ampliação que beneficiará ainda mais a assistência em saúde no município e região, O novo Hetrin aumentará o número de leitos de 56 para 149, em uma área de 2.491 m² para 8.194 m² – aproximadamente 3,5 vezes maior do que o tamanho atual.

Para que a população possa acompanhar, em tempo real, todo o desenvolvimento da obra e seus custos, a unidade do Governo de Goiás em Trindade lançou, nesta semana, a plataforma eletrônica Transparência Total.

A ferramenta apresenta dados detalhados dos avanços financeiro e físico em forma de gráficos, uma linha do tempo com as etapas de cada ala, fotos do andamento da construção, imagens ao vivo da obra, relatórios, vídeos explicativos e muito mais. A ideia é mostrar, em tempo real, tudo o que for relacionado à obra, para o devido acompanhamento pela sociedade.

A plataforma pode ser acessada pelo link direto https://bit.ly/3KqNMuo ou por meio do site do Hetrin, em https://hospital-hetrin.org.br/.

“É fundamental que a sociedade acompanhe em tempo real a obra do novo Hetrin e saiba dos custos envolvidos, com absoluta transparência”, convida Getro de Oliveira Pádua, diretor do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra a unidade. 

Reforma e ampliação
O Hetrin passará por uma reforma estrutural geral. A fachada e parte interior da unidade serão modernizadas. O número de leitos será ampliado de 56 para 149, na seguinte proporção: 6 de observação, 2 de emergência, 14 de alojamento conjunto, 20 de enfermaria para clínica cirúrgica, 90 de clínica médica, 20 de UTI, 4 salas cirúrgicas, 5 leitos de recuperação pós anestésicos (RPA), 5 quartos de isolamento e 3 quartos para parto normal (PPP).

A unidade contará ainda com nova sala de exames e um moderno aparelho de tomografia, ambulatórios, dez leitos de UTI adulto, maternidade de alto risco com 10 leitos de UTI neonatal e centro cirúrgico. O laboratório, recepção e todo o bloco administrativo também serão repaginados.

Para a ampliação do hospital, o Governo de Goiás investe cerca de R$ 50 milhões. As obras devem terminar em meados de 2023. A população não terá que esperar a finalização de toda a obra, já que a previsão é de que os serviços sejam entregues em fases.

A primeira fase a ficar pronta será a sala de exames de tomógrafo, já neste mês de maio; em agosto, será a vez da entrega dos novos ambulatórios, pronto-socorro e do Serviço de Apoio Diagnostico Terapêutico (SADT); em dezembro, ficarão prontos o centro de parto normal, centro cirúrgico, Central de Material Esterilizado (CME) e 10 leitos de UTI.

Em abril de 2023, serão disponibilizadas as novas enfermarias, laboratório e mais 10 leitos de UTI e, em julho, as obras são finalizadas, com a entrega do bloco administrativo, vestuário geral e com a reforma das antigas enfermarias.  

Getro Pádua reforça que todos os serviços do hospital serão mantidos e nenhum cidadão será deixará de ter atendimento, enquanto as obras prosseguem. “Cada passo que avançamos na obra é muito importante. Durante os próximos dias, a expectativa é a entrega da sala de tomografia. Dessa forma os pacientes não precisarão se deslocar para realizar esse tipo de exame”, garante.