Seapa e Emater participam da Agro Centro-Oeste Familiar

Equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) levarão informações e serviços para a 19ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof). O evento será realizado de 18 a 21 de maio, em Ceres, no campus do Instituto Federal Goiano (IF Goiano). Seapa e Emater dividirão um estande e oferecerão ao público atendimentos presenciais, palestras, oficinas e minicursos.

Suspensa desde 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, a Agro Centro-Oeste Familiar retorna neste ano com o tema “Diversidade, Sustentabilidade e Inovação”. O público poderá conferir: feira livre de produtos da agricultura familiar, artesanato, praça de alimentação, dias de campo, estações tecnológicas, apresentações artísticas, palestras e oficinas, entre outras atividades — todas gratuitas.

O titular da Seapa, secretário Tiago Mendonça, considera que a agricultura familiar é um dos pilares da economia de Goiás, sendo que o último Censo do IBGE mostrou que 63% dos estabelecimentos rurais do Estado pertencem a agricultores familiares.

“Não estamos falando de números, mas de pessoas que dedicam suas vidas a produzir alimentos com quantidade e diversidade para abastecer as mesas de todos os brasileiros. Essas pessoas merecem um evento do porte da Acof. É preciso fazer o conhecimento e a tecnologia chegarem até o agricultor e a agricultora familiar. A Seapa e as jurisdicionadas vão entrar com força total para fazer deste evento um momento único de troca de conhecimentos e experiências”, afirma.

A programação oficial da Acof 2022 prevê a participação de gestores da Seapa em duas mesas-redondas. A primeira delas, na sexta-feira (20), das 9h30 às 11 horas, tem como tema bioinsumos. O superintendente de Produção Rural Sustentável da Seapa, Donalvam Maia, vai apresentar o Programa Estadual de Bioinsumos. Pioneiro no País, o programa instituído pela Lei nº 21.005/2021 visa a ampliar e fortalecer a adoção de práticas para a evolução do setor agropecuário, com a expansão da produção, do desenvolvimento e da utilização de bioinsumos e sistemas de produção sustentáveis.

A segunda, também na sexta-feira (20), das 9h30 às 11 horas, é sobre os serviços de inspeção municipal (SIM). O gerente de Produção Sustentável e Agricultura Familiar, Ricardo Carneiro, vai falar sobre aspectos como processo de implementação, viabilidade e vantagem do SIM. A Seapa, vale lembrar, desenvolve o projeto Apoio ao Sim, em parceria com Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Emater e Secretaria da Retomada. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Senar Goiás, Sebrae Goiás e Federação Goiana dos Municípios (FGM) apoiam a iniciativa.

Emater
Para o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende, essa é uma oportunidade de aproximar ainda mais a Agência dos produtores familiares, além de proporcionar uma troca rica entre instituições do Estado. “Todos os parceiros da Acof têm algo em comum: nós trabalhamos em benefício da agricultura familiar do Estado de Goiás. O encontro já tem espaço garantindo no calendário desses produtores, que reconhecem a relevância dos temas abordados no evento em todas as edições. A Emater se orgulha em sempre fazer parte da programação, mobilizando as equipes regionais, bem como os produtores”, ressalta.

Ao longo dos quatro dias de evento, a Emater oferecerá palestras, plantão técnico e troca de saberes com os agricultores familiares e parceiros presentes. Serão oferecidos, ainda, minicursos e oficinas na programação do encontro. As palestras abordarão as temáticas de pastejo rotacionado, Programa Integra Zebu e gestão tecnológica em pequenas propriedades e crédito rural. Elas serão ministradas por técnicos da Emater, que estarão à disposição para tirar dúvidas dos visitantes. Já os minicursos são voltados para produção de peixes em viveiros escavados e tanques-rede, além de filetagem de pescado. Por fim, participará também da mesa-redonda sobre bioinsumos, que são o futuro da agricultura sustentável.

Todas as atividades da Acof 2022 são livres e gratuitas. Os interessados em obter certificado devem se inscrever até 16 de maio pelo site https://eventos.ifgoiano.edu.br/acof2022. A realização do evento é uma ação conjunta entre IF Goiano, Universidade Federal de Goiás (UFG) e entidades parceiras, como Emater, Embrapa, Fetaeg e Seapa.

19ª Agro Centro-Oeste Familiar
Datas: 18 a 21 de maio de 2022
Local: IF Goiano – Campus Ceres – (Rodovia GO-154, km 218 – Zona Rural, Ceres – GO)

Mais informações sobre as atividades da Emater na Acof 2022: https://www.emater.go.gov.br/wp/emater-leva-inovacao-e-servicos-para-agro-centro-oeste-familiar/