Seapa e Emater atendem produtores na Agro Centro-Oeste Familiar

Estande do Governo de Goiás recebeu centenas de visitantes nos primeiros dias do evento (Foto: Felipe Bomfim)

O evento ainda não acabou, mas o balanço já é bastante positivo. A 19ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar (Acof 2022) começou na última quarta-feira (18), em Ceres (GO), com a participação da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater). O estande do Governo de Goiás recebeu centenas de visitantes nos primeiros dias do evento. Gestores e técnicos dos dois órgãos também ministraram palestras, oficinas e minicursos.

Além da representação institucional, a equipe da Seapa participou de três mesas-redondas na programação da ACOF 2022. O gerente de Produção Sustentável e Agricultura Familiar da Seapa, Ricardo Carneiro, falou sobre Bioinsumos. Já o assessor Felipe Bomfim deu informações sobre Serviço de Inspeção Municipal (SIM), ao lado do gerente de Inspeção da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Paulo Roberto Viana Filho. Carneiro e Bomfim participaram ainda da mesa-redonda sobre Políticas Públicas para Agricultura Familiar, que contou com a presença de representantes de associações, sindicatos e cooperativas.

Presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende lembrou que a agência participa do evento desde a primeira edição, em 2000. “É uma importante oportunidade de interagir com nosso público principal, que é o produtor da agricultura familiar”, disse ele, fazendo um balanço positivo da participação da Emater na 19ª edição. “Levamos palestras técnicas com temas voltados às cadeias produtivas da agricultura familiar e, através do nosso plantão técnico, tivemos a oportunidade de fornecer informações sobre políticas públicas”, citou. Para Rezende, a agricultura familiar é fundamental para a economia do Estado e para a segurança alimentar da população como um todo, já que “70% dos itens da cesta básica são provenientes do segmento”. “A carteira de serviços da Emater está inteiramente à disposição dos produtores”, concluiu.

Durante os quatro dias de programação, gestores e técnicos da agência fizeram plantão técnico para atender agricultores familiares e ministraram palestras, oficinas e minicursos. Alguns dos temas abordados foram pastejo rotacionado, gestão tecnológica em pequenas propriedades, crédito rural, produção de peixes em viveiros escavados e tanques-rede, filetagem de pescado e bioinsumos.

Receptividade do público
De acordo com o presidente da comissão organizadora, Fausto de Melo Faria Filho, a Acof 2022 reuniu 120 expositores e está oferecendo um total de 70 palestras, oficinas e minicursos. O número de visitantes já supera seis mil pessoas.

A programação segue até sábado (21), no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) — Campus Ceres. A estrutura contempla feira livre de produtos da agricultura familiar e artesanato, praça de alimentação, dias de campo, exposições de plantas medicinais e alimentícias não-convencionais, estações tecnológicas, apresentações artísticas, palestras e oficinas. Também estão sendo realizadas campanhas de saúde, com vacinação contra Influenza e Covid e testagem de DSTs e Covid. Todas as atividades são gratuitas.

A 19ª edição da Agro Centro-Oeste Familiar tem como tema central “Diversidade, Sustentabilidade e Inovação”. A realização é uma ação conjunta entre IF Goiano, Universidade Federal de Goiás (UFG) e entidades parceiras, como Emater, Embrapa, Fetaeg e Seapa. O campus do IF Goiano em Ceres fica na Rodovia GO-154, km 218 – Zona Rural.