UEG  participa do Fica 2022

O Câmpus Cora Coralina, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, realizará, entre 2 e 4 de junho, a IV Tenda Multiétnica, como parte da programação do Fica 2022 (Foto: divulgação)

O festival começou nesta terça-feira, 24 de maio, e segue até o dia 5 de junho, a 23ª edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica 2022), na Cidade de Goiás. O evento  é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult GO), em parceria com o Sesc e com a Universidade Estadual de Goiás (UEG)

O Câmpus Cora Coralina, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, realizará, entre 2 e 4 de junho, a IV Tenda Multiétnica, como parte da programação do Fica 2022.

A tenda constitui-se em um espaço que possibilita o encontro de diversos povos do Cerrado Goiano e oportuniza troca de saberes e fazeres, vivência e partilha de culturas, desafios e lutas (social, cultural, político, espacial, territorial e espiritual).

UEG FICA 2022- 1

A programação reunirá os povos tradicionais de Goiás, estudantes, professores, promovendo a interculturalidade, o compartilhamento de saberes, sabores, fazeres, pedagogias, por meio de oficinas, exposições de produtos, apresentações culturais (danças, cantos), exibição de filmes e documentários, rodas de conversas, debates, painéis fotográficos, comercialização de artesanato.

Entre os grupos que participarão da Tenda estão Iny/Karajá; Tapuia; Avá-Canoeiro; Tapirapé; Xavante; Camponeses e Quilombolas.

Para consultar a programação completa do evento, clique aqui.

Escolas de Cinema

A 11ª edição da Semana de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual de Goiás (SAU|UEG) tem como destaque o 1º Encontro das Escolas de Cinema do Brasil Central com o tema “Outras Centralidades possíveis”. O evento será realizado de 1º a 3 de junho, nas modalidades online e presencial, durante o Fica 2022.

O evento tem o objetivo de promover a discussão sobre as desigualdades e potencialidades regionais e locais a partir da integração entre a formação acadêmica e o mercado audiovisual. Além disso, é uma oportunidade para tecer diálogos, trocas e parcerias entre instituições de ensino superior, empresas e profissionais dos estados, bem como núcleos sudestinos que também vivenciam disparidades internas.

UEG FICA 2022

A programação, conta com apresentações de trabalhos acadêmicos, palestra, lançamento de livro, mesas temáticas com representantes de instituições de ensino, associações de profissionais e do Forcine (Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual). O evento será aberto com a conferência “Produção audiovisual fora do eixo”, do cineasta Adirley Queiroz (DF).

Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas presencialmente no auditório da Prefeitura de Goiás. Já as apresentações de trabalho em GT’s acontecerão na modalidade online e as palestras serão transmitidas pelo canal da UEG TV no YouTube. Os interessados em participar do SAU podem se inscrever pelo site www.sau.ueg.br

Festival

O Fica é um dos mais importantes festivais de cinema ambiental do mundo e nesta edição irá abordar a temática “Meio Ambiente e Saúde: onde estamos e para onde vamos”, com o objetivo de abrir reflexões e debates sobre a situação atual da humanidade e para onde caminharemos no pós pandemia.

A programação dos 13 dias de evento vai contar com mostras de filmes, minicursos, apresentações culturais, peças teatrais, shows musicais, oficinas, mesas de debates, recitais de poesia, mostras fotográficas, rodas de conversas, apresentações de danças e feiras de artesanato e gastronomia.

Entre os eventos promovidos pela UEG no Fica 2022 estão a IV Tenda Multiétnica, a 11ª edição da Semana de Cinema e Audiovisual (SAU) e o 1º Encontro das Escolas de Cinema do Brasil Central.

Confira a Programação completa do Fica 2022.

Mais informações sobre o Festival no site do Fica 2022.