Polícia Civil apura falsificação de exames para obtenção de CNH

(Foto: Polícia Civil/Divulgação)

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (Dercap), realizou nesta quarta-feira (1º), a Operação Medical Report, com o objetivo de cumprir mandados de busca e apreensão em residências, centros de formação de condutores e em uma clínica médica ligada a indivíduos suspeitos de fraudar exames médicos para a obtenção e renovação de carteiras de habilitação para dirigir veículos automotores.

No curso das investigações, a Polícia Civil apurou que um indivíduo que trabalha como despachante valia-se de contatos dentro do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) possibilitando o direcionamento de seus clientes para determinado médico com o objetivo de facilitar a aprovação nos exames clínicos exigidos para obtenção e renovação de CNH.

Assim, pessoas com dificuldades visuais que as tornariam inaptas para a direção de veículos automotores foram aprovadas nos exames médicos e obtiveram a CNH, reduzindo a segurança do trânsito e colocando em risco a vida de inúmeras pessoas.

Foi verificado que o mesmo despachante possuía contatos que possibilitavam a realização de fraudes no interior do Estado. Indivíduos residentes em municípios goianos diversos obtiveram a CNH com a suposta realização de exames médicos em uma clínica localizada na cidade de Goiás. Chamou a atenção o fato de moradores de cidades como Jataí, distante 400 km de Goiás, optassem por realizar os exames para renovação da CNH naquele município. As investigações apontaram para a falsificação dos exames médicos realizados por uma clínica localizada na antiga capital do Estado.

Segundo o delegado José Antônio de Podestá Neto, responsável pelas investigações, além das fraudes para obtenção e renovação de CNH apurou-se a cooptação de outros dois agentes públicos atuantes no Detran-GO que realizavam consultas e adiantavam serviços para o despachante em prejuízo aos demais usuários, recebendo pagamentos indevidos como retribuição. Foi determinado pelo Poder Judiciário o afastamento das funções dos três servidores investigados até a conclusão do procedimento policial.

Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão, realizado o afastamento da função de três servidores, a suspensão das atividades de uma clínica médica e de um centro de formação de condutores envolvidos. Além disso, houve a determinação para que dois médicos deixem de realizar exames voltados para obtenção de CNH até o término das investigações.

As investigações tiveram apoio do Detran/GO. O cumprimento dos mandados de busca e apreensão realizados nas cidades de Goiânia, Goiás e Itaberaí envolveram a participação de 48 policiais da DERCAP, 1ª Delegacia Regional Polícia, localizada em Goiânia; e 4ª Delegacia Regional de Polícia, localizada em Goiás.