Fica terá mostra de filmes produzidos por vilaboenses

Produções apresentam histórias do município e de seus moradores pela perspectiva de realizadores locais (Foto: Secult)

A mostra Becos da Minha Terra, que nasceu com o intuito de valorizar cineastas vilaboenses, será realizada nesta sexta-feira (03), das 17h30 às 18h30, no Cine Teatro São Joaquim dentro da programação do Fica 2022. A mostra é destinada a curtas-metragens realizados na cidade de Goiás.

O público irá conferir filmes com duração de até 30 (trinta) minutos dirigidos por profissionais residentes na cidade. As produções apresentam histórias do município e de seus moradores pela perspectiva de realizadores locais. Com um curso técnico e uma graduação em cinema disponíveis à comunidade, a cidade de Goiás é hoje um polo de produção audiovisual.

A inserção da mostra na programação do festival, a partir da edição de 2021, é ainda uma forma de reconhecimento da relação da antiga Vila Boa com a história do Fica. Além de ser um espaço exclusivo de divulgação e premiação dos filmes produzidos na cidade.  

O júri é composto por: Ana Carolina Soares, fundadora da produtora A Itinerante Filmes (2016), onde é realizadora de projetos autorais e atualmente desenvolve os longas metragens; Simone Elias, trabalhou como assistente de direção em diversos longa-metragens a partir de 2006, em 2010, criou a produtora audiovisual independente Andara Filmes. Dirigiu o curta Artistas no Centro e as duas temporadas da série Cantoras do Brasil (2012 /2013); Matheus Pestana é Diretor de Programação On-line da Cinelimite, uma fundação sem fins lucrativos dedicada a expandir o acesso à história do cinema brasileiro nos Estados Unidos; e Relações Públicas do programa educacional da Flip, a Festa Literária Internacional de Paraty, junto à Associação Casa Azul.