Caiado vistoria obras de pavimentação da GO-180 em Jataí

“O maquinário está todo aqui, são mais de 30 caminhões. Estamos trazendo desenvolvimento para essa região”, diz Caiado durante vistoria às obras da GO-180, em Jataí (Foto: Júnior Guimarães)

O governador Ronaldo Caiado reuniu-se com produtores rurais do Sudoeste goiano, nesta sexta-feira (10). Durante o encontro realizado na Fazenda Boa Vista, no município de Jataí, Caiado ouviu demandas do setor e apresentou os investimentos do Governo de Goiás em benefício da agropecuária.

O governador citou como exemplo as ações voltadas para a melhoria da infraestrutura estadual, como as obras de pavimentação da GO-180, com investimento de R$ 59,7 milhões da gestão estadual. O trecho compreende o entroncamento com a BR-364 ao trevo com a GO-467. “É uma estrutura montada onde o Estado tem responsabilidade e faz a contrapartida para que haja capacidade produtiva e de escoamento da produção”, afirmou Caiado.

Na Fazenda Boa Vista, o chefe do Executivo também acompanhou a inauguração do armazém de grãos Agro Cerradão, com capacidade para estocar 37,8 mil toneladas. A estrutura é a primeira da região e atenderá a produção da propriedade, que planta soja, milho e sorgo em Jataí e em municípios vizinhos.

Governador Ronaldo Caiado e o proprietário da Fazenda Boa Vista, Everaldo Barboza Pereira, na inauguração do armazém de grãos, em Jataí (Foto: Júnior Guimarães)

Safra
Quarto maior produtor agrícola do Estado, Jataí conta com 1.906 estabelecimentos rurais e tem produção de 5,5 milhões de toneladas. O município ocupa a segunda colocação estadual em produção de soja e milho, e contribui para a safra histórica de grãos esperada em Goiás. Conforme o 9º Levantamento da Safra de Grãos 2021/2022, divulgado nesta semana pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção goiana de grãos deve alcançar 28,1 milhões de toneladas, aumento de 14,3% em relação a 2020/2021.

Os números colocam Goiás como terceiro maior produtor nacional de grãos. O Estado deve seguir na liderança nacional nas produções de sorgo e girassol, e responder pelo segundo maior volume do país de soja, com 16 milhões de toneladas (crescimento de 10,2%). Em relação ao milho, a Conab estima a quarta posição para Goiás, com 10,2 milhões de toneladas, acréscimo de 20,9% em relação ao período anterior.

Vistoria da GO-180
Ainda em Jataí, Caiado vistoriou as obras de pavimentação da GO-180. A frente de serviço começou há pouco mais de um mês e representa um sonho antigo da população local. “O maquinário está todo aqui, são mais de 30 caminhões. Estamos trazendo desenvolvimento para essa região”, atestou.

Acompanhado do presidente da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), Pedro Sales, Caiado conferiu a qualidade do asfalto que está sendo construído, que tem espessura correta em concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) e segue padrão utilizado em rodovias federais.

A Goinfra vai pavimentar uma extensão de 25 quilômetros da rodovia. O investimento estimado é de R$ 59,7 milhões, com projeto de engenharia cedido pelo Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária em Goiás (Fundepec). O trecho terá pista com 7 metros de largura, acostamento de 2 metros de largura e sinalização completa.

No mês passado, o município de Jataí também foi beneficiado com a entrega da pavimentação da GO-184, conhecida como Estrada Velha de Caiapônia. As obras de infraestrutura visam melhorar a trafegabilidade na região e facilitar o escoamento da produção agrícola.