Governo investe mais de R$ 18 milhões em escolas da Regional de Santa Helena

“O governador já determinou que quer os Cepis do jeito que eles devem ser. Com uma boa estrutura, com cozinhas adequadas, refeitórios, laboratórios equipados, quadra esportivas cobertas e bibliotecas", disse Fátima Gavioli

Com mais de R$ 18 milhões de recursos do Governo de Goiás investidos na melhoria física e pedagógica de 14 unidades escolares, a Coordenação Regional de Educação de Santa Helena de Goiás recebeu, nesta terça-feira (14), o programa Seduc Itinerante. Em visita ao Centro de Ensino em Período Integral (Cepi) José Salviano Azevedo, a secretária de Estado da Educação, Fátima Gavioli, reuniu-se com a comunidade escolar e gestores da Regional.

A secretária destacou que o governo estadual já destinou recursos a todas as escolas de tempo integral do Estado, para que os gestores possam adequar, cada vez mais, o espaço escolar, oferecendo o melhor ambiente de trabalho e de estudo possível. O Cepi José Salviano Azevedo, por exemplo, recebeu R$ 1.936.916,57 para obras de reforma e aquisição de equipamentos diversos, incluindo itens para os laboratórios de Física e Química.

“O governador já determinou que quer os Cepis do jeito que eles devem ser. Com uma boa estrutura, com cozinhas adequadas, refeitórios, laboratórios equipados, quadra esportivas cobertas e bibliotecas. Então cabe a vocês, gestores, priorizarem obras e ações que possam acolher e promover bem-estar para toda a comunidade escolar”, acrescentou a secretária.

Bolsa Estudo e bônus
Fátima Gavioli também lembrou algumas ações do Governo de Goiás para combater a evasão e garantir a permanência dos jovens na escola. Entre elas, a distribuição de chromebooks para os alunos da 3ª série do ensino médio; o programa Bolsa Estudo, que garante R$ 100 mensais a todos os estudantes do ensino Mmédio; e, ainda, a distribuição de uniformes, tênis, kits de material escolar e mochilas.

Sobre os uniformes, a secretária afirmou que novos conjuntos começarão a serem entregues em agosto, com duas novidades: as calças passarão a ser de moleton e haverá a opção de shorts-saias para as alunas.

Aos servidores da Educação, a secretária afirmou que o pagamento do novo bônus está garantido para a folha do mês de junho e será feito proporcional à carga horária trabalhada. Ela também lembrou a decisão do governo estadual de conceder o benefício de forma justa e igualitária, ao contrário das gestões passadas, onde a meritocracia só contemplava os professores efetivos.

Notebooks para professores
O colégio José Salviano de Azevedo foi transformado em Cepi em 2018 e, segundo a diretora, Cristina Kazumi Turuta, a unidade escolar não contava com a estrutura necessária para funcionar em tempo integral. Mas essa realidade mudou com os investimentos feitos pela atual gestão.

“Em 2020, ganhamos a quadra esportiva e uma nova cozinha. Também chegaram os uniformes, tênis, mochilas e kits escolares. Depois os chromebooks e agora os notebooks para os professores. Tudo isso é um estímulo, pois sabemos que não tem como exigir um ensino de qualidade de nossos educadores se não dermos a eles uma boa escola para trabalhar”.

Para a coordenadora Magna Lacerda, melhorar a estrutura das escolas, com um ambiente melhor e mais adequado, é garantir dignidade para alunos e professores. De acordo com ela, nesta segunda-feira (13), a instituição de ensino recebeu o laboratório móvel de Informática e os notebooks para os 22 professores lotados na unidade, que tem 300 alunos matriculados em turmas que vão do 8º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio. A nova sala de AEE, no valor de R$ 32 mil, também já está implantada.

Investimentos na Regional
A Regional de Santa Helena de Goiás é responsável por 14 unidades escolares em cinco municípios. De 2019 até agora, já recebeu R$ 18.331.036,83 para melhorar as condições de suas escolas e colégios. Os investimentos foram destinados à aquisição de mochilas e estojos (R$ 242.255,72), uniformes (R$ 402.762,92), tênis (R$ 373.336,60) e ainda para os programas Reformar (R$ 3.259.000,00) e Equipar (R$ 4.092.600,00).