Estande do Agro estará presente no Mutirão Governo de Goiás

Entregas de certificados, demonstrações técnicas, orientações sobre programas e emissões de documentos estarão entre os serviços oferecidos pelo Estande do Agro (Foto: Seapa)

Entregas de certificados, demonstrações técnicas, orientações sobre programas e emissões de documentos estarão entre os serviços oferecidos pelo Estande do Agro durante o Mutirão do Governo de Goiás, em Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal. A 9ª edição do evento será realizada neste sábado (25) e domingo (26), no Jardim da Barragem I.

O Estande do Agro reunirá a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Agência de Assistência Técnica, Extensão Rural e de Pesquisa Agropecuária (Emater), a Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), a Faeg Jovem de Águas Lindas e a Secretaria Municipal de Agricultura.

Durante o evento, a Seapa fará entregas de certificados e crédito social para concluintes de cursos de avicultura, olericultura, piscicultura e apicultura do programa Goiás Social. Oferecerá ainda demonstração de sistema de hidroponia; distribuição de material educativo sobre o setor agropecuário; e orientações sobre os programas de Cerveja de Mandioca, Regulariza Campo, Bioinsumos, Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Fundiário e FCO Rural.

Além de garantir a ornamentação do estande com mudas de plantas nativas do Cerrado, a Emater manterá plantão técnico para agricultores familiares, abrirá espaço para exposição de produtos locais e apresentará ações de assistência técnica e extensão rural.

A Agrodefesa fornecerá informações sobre normas, procedimentos e programas ligados à sanidade animal e vegetal; declarações de vacinação; emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA); e declaração e alteração de dados cadastrais. Nos totens Expresso, os interessados poderão ainda emitir licenças e outros documentos importantes.

O Senar Goiás promoverá demonstrações de produção artesanal de açúcar mascavo, melado e rapadura; produção de biojóias; e produção de artesanato com fibra de bananeira. A Faeg Jovem de Águas Lindas, por sua vez, levará para o Mutirão orientações sobre cultivo de hortas urbanas e distribuirá sementes.

“Ao procurar orientação técnica, tirar dúvida sobre programa ou serviço estadual ou ainda aprender a produzir algo diferente, o cidadão abre portas para incrementar sua renda e melhorar de vida. Ele não precisa ter uma fazenda pra isso. Pode fazer no quintal de casa. Os cursos foram desenvolvidos pensando em aproveitar as condições que a pessoa já tem. Nos municípios por onde passou o Goiás Social, já há bons exemplos de pessoas que estão conseguindo gerar renda a partir dos conhecimentos adquiridos nas nossas qualificações. É o Governo de Goiás trabalhando com foco no cidadão, como sempre pediu o governador Ronaldo Caiado”, diz o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.

Durante o Mutirão do Governo de Goiás, serão entregues certificados e benefícios do Goiás Social, programa que leva capacitação e fomento os municípios goianos. “As entregas do Goiás Social têm impactado a vida de centenas de pessoas. E esse é o papel da Emater: transformar realidades por meio da assistência técnica, extensão rural e pesquisa agropecuária”, comemora o presidente da Emater, Pedro Leonardo Rezende.

Saiba mais
O Mutirão do Governo de Goiás oferece ao público uma estrutura ampla que abriga órgãos estaduais e parceiros, como Tribunal de Justiça (TJGO), Ministério Público Estadual (MPGO) e Defensoria Pública do Estado (DPE). Entre os serviços oferecidos estão: emissão de documentos, realização de consultas e exames, oferta de vagas de emprego, corte de cabelo, informação sobre programas sociais, palestras e orientações.

A 9ª edição do evento é uma realização do Governo de Goiás, por meio do Goiás Social. A Prefeitura de Águas Lindas é parceira da iniciativa. Os atendimentos gerais começam às 8 horas da manhã de sábado, no entanto, o serviço de emissão de carteira de identidade estará disponível no local já a partir da tarde de sexta-feira, 24.

Nas três últimas edições do evento, em Luziânia, Valparaíso de Goiás e Formosa, foram realizados 247 mil atendimentos, número que, segundo o coordenador do Mutirão, Paulo Ortegal, confirma a grande demanda existente no Entorno do Distrito Federal. “O balanço é extremamente positivo, estamos encerrando uma programação de quatro mutirões nesses municípios do Entorno, sempre com muita procura e tendas lotadas. A população reconheceu a importância da presença do Estado aqui”, explicou.

9º Mutirão do Governo de Goiás — Águas Lindas
Datas e horários: Sábado (25/6), das 8 às 16 horas, e domingo (26/6), das 8 às 12 horas
Local: Rua 1, ao lado do Tatico Unid. II, Jardim da Barragem I, Águas Lindas – GO.