Doações de sangue de servidores do Ipasgo reforçam estoques do Hemocentro

Servidora do Ipasgo, Maria de Jesus Martins Barbosa doa sangue durante campanha realizada em março deste ano (Foto: Ricardo Pojo/Ipasgo)

Em um cenário de déficit de 20% no estoque de bolsas de sangue, a Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo) deve receber nesta quinta e sexta-feira (21 e 22) pelo menos 100 doações feitas pela equipe do Instituto de Assistência dos Servidores Públicos do Estado de Goiás (Ipasgo). Os esforços são para contribuir com o restabelecimento dos estoques em um momento em que é considerada crítica a quantidade disponível de sangues B e O negativos. Há, respectivamente, somente quatro e 10 bolsas desses tipos em toda a rede, que atende com hemocomponentes 222 unidades hospitalares localizadas em diversos municípios goianos.

O estado é de alerta também em relação ao tipo AB negativo, cuja quantidade disponível é de apenas 11 bolsas. O quantitativo é considerado estável quanto aos sangues A negativo; A, AB e O positivos. No entanto, nem por isso o volume é confortável. No que tange ao tipo A negativo, por exemplo, há 20 bolsas disponíveis. Ao AB positivo, 42. Esta é a segunda campanha de doação de sangue que o instituto realiza neste ano.

De acordo com o Hemocentro em Goiás, nos últimos quatro anos o número de doadores recorrentes caiu quase pela metade. A pandemia da Covid-19 piorou o cenário que sempre foi desafiador, impondo queda entre 15 e 20% no número de doações de sangue em um país no qual a quantidade total de doadores é de 1,6% da população, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Apesar de coletar mais de três milhões de bolsas de sangue por ano, o índice fica abaixo do mínimo preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que é de 5%.

“Historicamente, os hemocentros do Brasil registram baixa nas doações do mês de julho, quando muitos cidadãos entram de férias. A queda deste ano preocupa porque já enfrentamos redução no número de doadores desde o início da pandemia”, pondera o presidente do Ipasgo, Vinícius Luz. Em janeiro deste ano, também considerado período de férias, a Rede Hemo registrou déficit de 41% no estoque de sangue e de hemocomponentes dele. Em termos comparativos, no mesmo período de 2021, a insuficiência era de 22%.

Incentivo

Além de contribuir com o fortalecimento dos estoques de sangue e o aumento do número de pessoas cadastradas no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), o Ipasgo espera que a iniciativa incentive outras empresas e órgãos públicos a realizarem ações do tipo. Para se ter ideia, no ano passado a mobilização, que ocorre no instituto desde 2014, resultou na captação de 291 bolsas de sangue para o Hemocentro. Foi a segunda maior arrecadação entre as 125 unidades parceiras da rede estadual. Este ano, na edição realizada em março, ocorreram outras 93 coletas. Cada uma delas pode ser usada em até quatro pacientes. Isso significa que uma única bolsa de sangue pode salvar a vida de quatro pessoas.

O sangue é vital para tratamentos e intervenções urgentes, além de ser imprescindível em casos de queimaduras, anemias, hemorragias, hemofilias, transplantes, procedimentos cirúrgicos, entre outros. A Rede Hemo dispõe de unidades móveis, dotadas de estrutura para triagem e coleta, que vão até os parceiros como o Ipasgo, em busca de doações. O serviço itinerante de coleta de sangue e cadastro de doadores de medula óssea, que também atende universidades, igrejas, eventos e similares, pode ser solicitado sem qualquer custo mediante agendamento prévio pelo telefone (62) 3201-4101 ou e-mail hemocentro.captacao@idtech.org.br.

Saiba mais

Confira os critérios para ser um doador de sangue:

• Idade entre 16 e 69 anos;

• Idade de 16 a 17 anos com autorização do responsável legal;

• Idade até 60 anos, se for a primeira doação;

• Peso superior a 50 kg;

• Boas condições de saúde;

• Não estar em jejum;

• Portar documento oficial original com foto;

• Não ter realizado vacinação contra a influenza (gripe) nas últimas 48 horas;

• Última doação há mais de 90 dias para mulheres e mais de 60 dias para homens;

• Não estar grávida ou amamentando;

• Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

• Não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva há menos de 12 meses;

• Após o almoço ou jantar pede-se um intervalo de três horas para iniciar a doação.