Saúde estadual doa equipamentos e móveis para reaproveitamento
Os móveis e equipamentos da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás considerados obsoletos e inservíveis estão sendo recuperados, transformados ou reaproveitados em benefício da população. Essa ação é resultado de parceria firmada entre a SES-GO e a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP).
Além de promover a economia de custos, o reaproveitamento e a reciclagem do material, essa ação também proporciona a otimização dos ambientes das unidades da SES-GO, o desenvolvimento de atividades laborais por parte dos custodiados e a remissão da pena. Com a destinação desses bens, a SES-GO mantém a responsabilidade socioambiental e a obrigatoriedade legal para os móveis e equipamentos irrecuperáveis ou antieconômicos.
Estima-se que 80% do que é doado a DGAP receba algum tipo de destinação sustentável. O mobiliário e os equipamentos chegam de unidades hospitalares e administrativas distribuídas em diversos municípios do Estado. Antes da doação, todo o material é avaliado, quantificado e catalogado.
Ao chegar à DGAP, é realizada a separação do material. As divisórias de escritório e itens que podem ser restaurados são encaminhados para a utilização em unidades prisionais do Estado ou em entidades assistenciais de saúde, como casas de repouso.
Já o material possível de ser reciclado, como alumínio, cobre, metal e plástico, é vendido para empresas especializadas em reciclagem. O recurso proveniente da venda é revertido ao Conselho da Comunidade, que o utiliza na aquisição de máquinas e insumos, como tinta, verniz, parafusos, rodas, tecido, ferramentas, entre outros.
Os insumos são usados para a reparação e restauração de bens, como cadeiras de escritório, mesas, armários, estantes, cadeiras de rodas, cadeiras de banho e camas hospitalares. Todo esse processo foi oficializado por meio da Portaria nº 18/2021, que instituiu a Comissão Permanente de Alienação e Desfazimento (CPAD) dos bens da SES-GO.