Colônia Santa Marta passa a oferecer serviço de Reabilitação Respiratória

Maria de Lourdes Camargo, de 77 anos, executa exercícios indicados por profissional do HDS. (Foto: Naiclea Silva)

Focado em oferecer atendimento de excelência aos pacientes, o Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária – Colônia Santa Marta (HDS) implantou o serviço de reabilitação respiratória voltado para pacientes pós-Covid-19 com doença pulmonar obstrutiva crônica, asma e pneumonia. Os atendimentos são realizados duas vezes por semana, com duração de 45 minutos cada sessão.

A fisioterapeuta Raquel de Oliveira Gomes explica que a reabilitação cardiopulmonar envolve treinos aeróbicos, fortalecimento muscular global associado a estímulos cardiorrespiratórios, treino de equilíbrio e alongamentos.

A fisioterapia respiratória, explica, busca melhorar a qualidade de vida desses indivíduos, ajudando-os a retomar sua rotina com o máximo de independência possível. Ainda de acordo com Raquel, reduze os níveis de ansiedade e promove saúde e bem-estar.

A paciente Maria de Lourdes Simão Camargo, de 77 anos, garante que, após o atendimento, teve ganhos como melhora da atividade muscular do corpo. Ela lembra que, antes do tratamento, tinha grande limitação, com dificuldades até até para fazer pequenas coisas do dia a dia, como ir ao mercado que fica próximo à casa dela. Hoje, garante, consegue caminhar sem precisar parar devido à respiração.

O serviço, iniciado a partir do mês de abril deste ano 2022, conta com profissionais habilitados e qualificados que acompanham os pacientes durante toda a execução dos exercícios e atende em média 20 pacientes ao mês.