Missão americana visita Goiás e outros Estados para auditar processos produtivos e sanidade da avicultura

A missão americana vai visitar e auditar arranjos produtivos, abatedouros e granjas integradas em Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. (Foto: Agrofedesa)

No período de 2 a 12 de agosto, o Brasil recebe uma missão técnica do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal do Departamento de Agricultura dos Estados (Aphis/USDA). O objetivo é auditar a cadeia produtiva avícola, com enfoque na avaliação de risco do vírus da doença de Newcastle de aves procedentes do Brasil, e verificação da implementação de ações corretivas para achados identificados durante visita realizada no ano de 2012.

A missão americana é formada por três equipes (duas de campo e uma de laboratório) que, além de Goiás, vão conhecer e auditar arranjos produtivos, abatedouros e granjas integradas em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Também terão reunião de trabalho na Superintendência Federal de Agricultura em São Paulo. Em todas as etapas e visitas, os americanos terão a participação de autoridades e técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e dos Serviços Veterinários Oficiais dos Estados.

“A visita da equipe técnica dos Estados Unidos é muito importante para Goiás e para o Brasil, porque, após a auditoria e aprovação dos processos produtivos e dos controles exercidos pelos Serviços Veterinários Oficiais dos Estados, teremos boa oportunidade de ampliar as exportações de frango e derivados para os mercados internacionais”, enfatiza o presidente da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), José Essado. Ele argumenta que a avaliação americana servirá para aferir e reafirmar a qualidade dos produtos brasileiros. Na atualidade, o Brasil é o maior exportador mundial de carne de frango.

Roteiro em Goiás

A missão que estará em Goiás é integrada pelos médicos veterinários Javier Vargas (chefe da equipe), Manoel Tamassia, Shelley Mehlenbacher e Thereza Barros. A equipe visitará nesta terça-feira (2) o produtor integrado da São Salvador Alimentos, Jairo Martins de Souza, em Santo Antônio de Goiás. Depois vai conhecer o arranjo produtivo da empresa em Nova Veneza, bem como a unidade industrial de abate, na mesma localidade.

Ainda em Nova Veneza, haverá reunião na Unidade de Atenção Veterinária da Agrodefesa, onde a equipe será recebida pela fiscal estadual agropecuária médica veterinária Márcia Macedo e pelo gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal. Já na quarta-feira (3), os americanos vão conhecer a granja Suplemento de produção de ovos em Hidrolândia, além do produtor independente Juliano Augusto de Oliveira. No período da tarde, terão reunião de trabalho na sede da Agência, em Goiânia, com equipes da Gerência de Sanidade Animal e do Laboratório de Análise e Diagnóstico Veterinário (LabVet), para conhecer e avaliar os procedimentos e controles sanitários do Programa Estadual de Sanidade Avícola (PESA).

Levantamentos

Além de avaliar o risco para a doença de Newcastle, a missão americana fará diversos outros levantamentos tais como a infraestrutura veterinária que garante a sanidade do plantel avícola; recursos financeiros dos Serviços Veterinários Oficiais para ações de vigilância, inspeção, controle e erradicação de doenças; programa obrigatório de vacinação contra a doença de Newcastle; descrição do Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA) e todos os procedimentos adotados para garantir a sanidade na avicultura nacional.

Também vão requerer dados atualizados e estatísticas da avicultura; visão geral das empresas avícolas; relação das empresas certificadas/aprovadas para exportação; distribuição geográfica das
granjas e requisitos para registro de granjas; inspeções; biosseguridade e manutenção de registros. A auditoria se estende até o dia 12 deste mês, quando a equipe retorna aos Estados Unidos. A etapa
seguinte será a elaboração do relatório de auditoria pela Aphis/USDA para análise e emissão de parecer conclusivo a ser encaminhado ao Mapa.