Heja promove avaliação pré-cirúrgica em urologia

Sob tenda, pacientes aguardam pela avaliação pré-cirúrgica no Hospital Estadual de Jaraguá

O Hospital Estadual de Jaraguá Dr. Sandino de Amorim (Heja) realiza nesta quinta e sexta-feira (4 e 5/8) uma avaliação pré-cirúrgica de urologia. A iniciativa visa diminuir o tempo de espera dos pacientes que aguardam por cirurgia de litotripsia, procedimento cirúrgico para retirada de cálculos renais, fila estadual de regulação. A expectativa é de que 300 pacientes recebam atendimento.

O esforço concentrado envolve médicos, enfermeiros, equipe multiprofissional, Núcleo Interno de Regulação (NIR) e setores administrativos da unidade. Os pacientes desse serviço de avaliação foram encaminhados por meio do Complexo Regulador Estadual (CRE).

A ação de avaliação pré-operatório do Heja é uma oportunidade ao acesso da população à assistência cirúrgica de forma mais rápida. Importante ressaltar que a ação prevê consultas e exames pré-cirúrgicos, com a meta de que os pacientes saiam dos atendimentos com a data de cirurgia agendada.

Com as consultas, é possível reavaliar os casos eletivos e solicitar os exames necessários para cirurgia e, assim, reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos na referida especialidade.

Hélmiton Prateado (texto e foto)/IBGC