Agentes da Vigilância Sanitária de Goiás terão colete e documento de identificação

Vigilância Sanitária está relacionada à qualidade de uma série de produtos e serviços oferecidos à população. (Foto: SES)

A inspiração para um dia especial dedicado a celebrar o papel da Vigilância Sanitária (Visa) homenageia o sanitarista que ajudou a salvar milhares de vidas no Brasil. Nascido em 5 de agosto de 1872, Oswaldo Cruz cravou seu nome na história brasileira como o principal combatente da peste bubônica e da febre amarela, que vitimaram milhares de brasileiros no final do século 19.

Mais de um século depois, em 2020, a pandemia de coronavírus exigiu um enfrentamento baseado no conhecimento levantado por ele e construído ao longo dos anos por homens e mulheres dedicados à proteção da saúde coletiva. O trabalho que é fundamental na vida cotidiana do cidadão ganhou ainda mais relevo no monitoramento do coronavírus, na análise do cenário epidemiológico, no controle sanitário e na orientação à tomada de decisões.

Em reconhecimento a esse papel e a todos os servidores da Visa, o secretário de Estado da Saúde, Sandro Rodrigues, e a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, entregam, nesta sexta-feira (05), coletes e documentos de identificação a 127 agentes e fiscais sanitários de Goiás. O evento será realizado às 9h30, no auditório da Superintendência da Escola de Saúde Pública, na Rua 26, 521, Vila Legionários, em Goiânia. O objetivo é respaldar ainda mais a atuação da Visa perante a sociedade.

Reconhecimento
As ações de Vigilância Sanitária estão diretamente ligadas à qualidade de vida da população, na medida em que promovem a saúde preventiva de forma coletiva, por meio da orientação e educação sanitária e do monitoramento e fiscalização de produtos e serviços utilizados pelas pessoas.

Essas ações são executadas por uma rede descentralizada do Sistema Único de Saúde (SUS) composta por serviços estaduais e municipais e, na esfera federal, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Com responsabilidades e financiamento compartilhados, os três níveis de governo compõem e administram o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS).

No SUS, a Vigilância Sanitária certamente é a área que cotidianamente mais se faz presente na vida das pessoas. Isso porque está relacionada ao monitoramento da qualidade, segurança e eficácia da cadeia produtiva e de distribuição de uma série de produtos comercializados e oferecidos à população, como: água potável, alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos, vacinas e produtos para saúde.

Abrangência
A Vigilância Sanitária atua ainda na fiscalização e monitoramento de prestadores de serviços de saúde com foco na segurança do paciente, como hospitais, clínicas, laboratórios, bancos de sangue, serviços de diálise, odontologia e radiodiagnóstico, além de serviços de interesse à saúde, como os salões de beleza, serviços de estética e tatuagem, instituições de longa permanência para idosos, comunidades terapêuticas, IML, serviços funerários.

A Visa também atua nos ambientes coletivos, como escolas, creches, orfanatos, clubes, cemitérios e todos os ambientes de trabalho de uma forma geral, com escopo de atuação da vigilância em saúde do trabalhador.

O cenário da pandemia por Covid-19 que assola o mundo trouxe diversos desafios para a Visa, exigindo intervenção direta do Estado no modo de agir das pessoas e das atividades econômicas, por meio da adoção de protocolos de medidas sanitárias emergenciais como forma de conter a disseminação da doença e minimizar os impactos na sociedade.

Os desafios são constantes e os enfrentamentos são diários para que as medidas sanitárias continuem sendo divulgadas e adotadas pela sociedade. Dessa forma, a garantia da segurança sanitária de produtos e serviços é responsabilidade indelegável do Estado e um componente indissociável do SUS que busca a proteção e a promoção da saúde coletiva da população.