Dia D da Campanha de Vacinação será neste sábado
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e multivacinação acontece neste sábado (20/08). Em Goiás, 943 postos estarão abertos da 8h às 17h para receber crianças com idade a partir de um ano, a menores de cinco anos, para vacinarem contra a poliomielite e atualizarem o cartão de vacinação. Essa campanha também é voltada para crianças de qualquer idade e adolescentes de até 15 anos, que estejam em atraso com qualquer vacina do Calendário Nacional de Vacinação.
Segundo o secretário de Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues, 405 mil crianças de um a quatro anos precisam ser vacinadas contra poliomielite, mas apenas cinco mil compareceram aos postos desde o dia 8 de agosto, quando a campanha foi aberta. O Programa Nacional de Imunizações, uma referência mundial, foi o responsável por erradicar doenças como a paralisia infantil no Brasil. Contudo, com o registro de baixas coberturas vacinais há risco do retorno desse agravo e de outras doenças.
Buscando melhorar a cobertura vacinal, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) mobilizou secretários municipais da área e iniciou um trabalho educativo para envolver pais, professores e crianças sobre o a importância de vacinar. Na última semana foi lançada a campanha Xô Dodói, que aborda a importância de proteger a saúde das crianças contra doenças que são prevenidas por vacinas seguras, eficazes e já utilizadas há mais de 30 anos no Brasil.
Também estão disponíveis durante a campanha os imunizantes BCG, que protege contra a tuberculose; Rotavírus Humano; Meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus Influenza tipo b; Febre Amarela; Hepatite A e a Tríplice Viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola. A campanha de multivacinação será realizada até o dia 9 de setembro.
A vacina é, segundo as autoridades sanitárias, a melhor forma de prevenção a doenças graves que muitas vezes deixam sequelas ou levam ao óbito. Dados da SES mostram que, nos últimos anos, as coberturas vacinais de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Este ano, até o momento a média da cobertura vacinal em Goiás está pouco acima dos 50%.