Dia D registra a aplicação de  46.521 doses de vacinas

A Campanha de Multivacinação continua até dia 9 de setembro disponibilizando os imunizantes: BCG, Meningococo C, contra a Febre Amarela e a Hepatite A e ainda a Tríplice Viral (Foto: SES-GO)

A  “Xô Dodói” está conquistando os goianos. Os números do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e ” provam essa adesão, com o comparecimento da criançada aos locais de aplicação das vacinas no sábado, dia 20 de agosto. Segundo dados da Campanha, foram aplicadas e registradas 46.521 doses no Dia D.

Para o secretário da Saúde, Sandro Batista, a realização do Dia D atendeu às expectativas, com grande procura de pais, responsáveis e crianças aos posto de vacinação. Os municípios ainda estão registrando os dados de doses aplicadas no Dia D e o balanço final deverá ficar ainda maior. Segundo Sandro Rodrigues, esse êxito se deve a parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde e os municípios goianos. 

O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), a Federação Goiana dos Municípios (FGM), a Associação Goiana dos Municípios abraçaram a campanha Xô Dodói e se somaram a outras entidades e instituições da sociedade civil organizada. 

Xô Dodói

Para melhorar a cobertura vacinal, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) mobilizou secretários municipais da área e iniciou um trabalho educativo para envolver pais, professores e crianças sobre o a importância de vacinar. Na semana passada foi lançada a campanha “Xô Dodói”, que aborda a importância de proteger a saúde das crianças contra doenças que são prevenidas por vacinas seguras, eficazes e já utilizadas há mais de 30 anos no Brasil.

Mas a Campanha de Multivacinação não acabou: até dia 9 de setembro estarão estão disponíveis os imunizantes BCG, que protege contra a tuberculose; Rotavírus Humano; Meningococo C, que imuniza contra a meningite e meningococcemia; Pentavalente, que protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus Influenza tipo b; Febre Amarela; Hepatite A e a Tríplice Viral, que imuniza contra a caxumba, sarampo e rubéola. 

A vacina é, segundo as autoridades sanitárias, a melhor forma de prevenção a doenças graves que muitas vezes deixam sequelas ou levam ao óbito. Dados da SES mostram que, nos últimos anos, as coberturas vacinais de todas as vacinas estão bem abaixo de 95%, meta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS). Este ano, até o momento a média da cobertura vacinal em Goiás está pouco acima dos 50%.

Maria Vitória/Comunicação Setorial SES