Entregues os primeiros exemplares do RG Nacional em Cavalcante
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Instituto de Identificação, começou, nesta terça-feira (20), a entrega dos primeiros 52 exemplares do RG Nacional, confeccionados dentro do novo padrão, definido pelo Governo Federal. As unidades foram entregues em Cavalcante, que recebeu o ônibus do Programa RG Para Todos Itinerante. O município é o primeiro de Goiás a receber o atendimento móvel e o novo modelo de documento de identificação, que passará a ser padronizado em todo o território nacional.
A gerente do Instituto de Identificação, delegada Caroline Paim, ressalta o objetivo do programa RG Para Todos Itinerante, que é alcançar as comunidades mais remotas do Estado. “A identificação é um direito do cidadão e nosso objetivo é levar esse atendimento e cidadania a todos os pontos de Goiás”, salienta Paim. Na oportunidade, moradores que não possuem o documento puderam fazer o procedimento para adquirir o RG. A estrutura completa de atendimento foi levada à cidade, assim como servidores da instituição.
Desde agosto, o Instituto de Identificação já recebeu mais de 2 mil solicitações do RG Nacional. A estudante Camila Fernandes Gonçalves, de 17 anos, foi uma das atendidas pelo programa. Com o cartão do RG Nacional em mãos, ela agradeceu pela oportunidade e reforçou a importância do documento. “Estou muito feliz porque estava precisando muito dessa identidade”, disse. O Projeto RG para Todos, da PCGO, foi implantado neste ano com o objetivo de tornar viável a emissão de RGs para todos os cidadãos goianos.
O RG Nacional traz mudanças e benefícios aos cidadãos. O novo layout é mais seguro e padronizado, com um mesmo padrão visual a ser seguido por todos os Estados e numeração única e válida em todo o território nacional. A obrigatoriedade do novo modelo começará em 2032, porém, em Goiás, o novo modelo em cartão já deve começar a ser emitido a partir de agosto deste ano.
O novo modelo tem uma ligação direta com o CPF. Assim, a Polícia Civil de Goiás já está com processo de integração dos números de RG com a base de dados da Receita Federal e também com a Identificação Civil Nacional (ICM), que possibilitará o compartilhamento de dados eleitorais e do bando de dados dos órgãos de trânsito (Denatran) para efetuar a verificação biométrica da população e dar mais segurança à nova carteira de identidade.