Agrodefesa aprova Manual de Recebimento de Mercadorias

(Foto: Agroddefesa)

O Comitê Setorial do Programa de Compliance Público (PCP) da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) aprovou em reunião realizada hoje (06) o Manual de Recebimento de Mercadorias elaborado pela Gerência de Compras e Apoio Administrativo e validou o Relatório Quadrimestral de Gestão de Riscos. O Manual é resultado de levantamentos e avaliações decorrentes da implementação do Programa de Gestão de Riscos, após a identificação de possíveis riscos e fragilidades no recebimento de mercadorias pela Agrodefesa.

O presidente da Agência, José Essado, enfatizou que o Manual significa mais um avanço nas práticas de gestão da Agência, porque vai eliminar possíveis inconsistências especialmente quanto ao recebimento de produtos em desacordo com os Termos de Referência para aquisições dos mesmos, elaborados por ocasião dos processos licitatórios. A rigor, o Manual alinha uma série de procedimentos padrões para o recebimento dos diversos tipos de mercadorias.

Padronização

Ao fazer a apresentação do Manual, o líder de Área ou Projeto da Gerência de Compras e Apoio Administrativo, Cláudio Mendes Souza, ressaltou que o objetivo do mesmo é orientar os servidores quanto à otimização de recebimento, auditoria e deliberação da mercadoria, em conformidade com o que foi firmado no Termo de Referência. Ele também destacou a importância da padronização dos recebimentos, evitando possíveis distorções e/ou falhas. Mais ainda, o Manual contribuirá também para aprimorar o controle de estoque no âmbito da Agrodefesa.

Também durante a reunião, realizada presencialmente, o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, fez rápido relato sobre as ações executadas no âmbito dos riscos levantados pelas diversas áreas da Agrodefesa, pontuando que algumas tiveram mais avanço, outras menos, porém todas em andamento. Já o diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha, alinhou os pontos positivos e avanços na gestão de risco executada nas gerências ligadas à diretoria, mas também citou gargalos que precisam ser superados.

Os trabalhos da reunião foram conduzidos pela assessora técnica e coordenadora da Secretaria Executiva do Comitê, Elíria Alves Teixeira. Também marcaram presença os membros do Comitê, quais sejam o diretor de Gestão Integrada, Augusto Amaral Rocha; o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; o chefe de gabinete, Luiz Bruno Roriz; a chefe da Procuradoria Setorial, Fabiana Baptista de Bastos Lopes; o chefe da Comunicação Setorial, Paulo Lício. E ainda o procurador João Cláudio Capela de Amorim, que vai assumir em breve Procuradoria Setorial da Agrodefesa.

A reunião contou com a participação também dos membros da secretaria Executiva do Comitê, gerentes de diversas áreas, assessores técnicos, assessores da Presidência e das diretorias e outros servidores envolvidos com o Programa de Compliance Público na Agrodefesa. O consultor Tiago Vieira Borges, assessor de Controle Interno na Secretaria da Agricultura, também responsável pela implementação do PCP na Agrodefesa, participou da reunião, durante a qual fez várias intervenções para acrescentar informações e oferecer sugestões com o objetivo de otimizar a execução do Programa.