Espaço de referência para cultura goiana, Martim Cererê é revitalizado

Obra de revitalização do Martim Cererê será entregue no primeiro semestre de 2023 (Foto: Secult Goiás)

Um dos principais espaços culturais de Goiânia, o Centro Cultural Martim Cererê, unidade da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), vai ganhar cara nova. A partir deste mês, o local recebe obras de reparos nas instalações elétricas e de combate a incêndio, além da pintura e impermeabilização completa dos teatros Yguá e Pyguá, com capacidade para 190 e 300 pessoas, respectivamente. O serviço deve ser concluído no primeiro semestre de 2023.

“Nosso objetivo é entregar o Martim revitalizado para receber bem o público e continuar fomentando a cultura local. Vamos melhorar a estrutura, o sistema de ventilação, e também a segurança do espaço, que é um símbolo da capital”, destacou o secretário de Cultura, Marcelo Carneiro. O investimento será de R$ 330 mil, sendo R$ 180 mil por meio do Governo de Goiás e R$ 150 mil de emenda parlamentar do deputado estadual Virmondes Cruvinel.

A reforma também prevê a instalação e manutenção de aparelhos de ar-condicionado, entre outros itens. Por conta da obra, os eventos que estavam programados para ocorrer foram cancelados e novos agendamentos estão suspensos. A última intervenção que o espaço recebeu foi no ano de 2021.

História

O Martim Cererê foi inaugurado em 20 de outubro de 1988, no local de antigos reservatórios de água da Empresa de Saneamento do Estado de Goiás (Saneago) que abasteciam o setor Sul de Goiânia. A unidade da Secult possui três teatros: Yguá (“lugar de guardar água” em Xavante); Pyguá (“caverna de água”) e o teatro de arena Ytakuá (buraco na pedra), além de um bar.

Nos últimos anos, o centro cultural foi palco de diversos festivais de música alternativa de Goiânia, como o Vaca Amarela e o Goiânia Noise. Hoje, o espaço recebe eventos de segmentos variados, com destaque para shows, exposições, mostras e feiras que reúnem pequenos empreendedores, como o Mercado das Coisas e a Feira das Minas.