Sedi e Unesco contratam consultores para o Plano Diretor da Educação Superior

As vagas são: uma para consultor em análise de dados, duas para consultores especialistas em Economia/Desenvolvimento Regional e outras duas para especialistas em Educação Superior. O contrato tem duração de 50 dias

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), está contratando cinco consultores para compor a equipe do projeto de elaboração do Plano Diretor da Educação Superior de Goiás (2023-2032). Os editais estão disponíveis no site da Unesco e da Sedi, no endereço www.desenvolvimento.go.gov.br. Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail gespt.sedi@goias.gov.br, com o número do edital e o nome do perfil informados no campo assunto, até a próxima terça-feira (25/10).

As vagas são para as seguintes especialidades: uma para consultor em análise de dados, duas para consultores especialistas em Economia/Desenvolvimento Regional e outras duas para especialistas em Educação Superior. Os selecionados vão trabalhar em Goiânia e o contrato tem duração de 50 dias. Os processos seletivos são conduzidos pela coordenação executiva do projeto e cabe à Unesco o acompanhamento e monitoramento dos processos de contratação.

A vaga para consultor em análise de dados exige graduação em áreas de conhecimento analítico, preferencialmente em Matemática, Estatística, Computação, Engenharia, Economia ou Física; experiência mínima de 5 anos comprovada em análise de dados e conhecimento em SQL, Python, Data Lake, SAS, Teradata, Databricks, Power BI, Tableau, Microstrategy, STATA, SPSS, R.

Para as vagas de consultor especialista em Economia/Desenvolvimento Regional é necessário formação acadêmica e pós-graduação nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, e experiência mínima de 5 anos em Economia e Desenvolvimento Regional. Serão considerados como diferencial a atuação em projetos de pesquisa, e experiência profissional em Educação Superior e políticas públicas de educação e desenvolvimento.

As vagas para consultor em Educação Superior exigem graduação e pós-graduação em qualquer área de formação e experiência mínima de 5 anos comprovada em Educação Superior. Também é desejável pós-graduação nas áreas de Educação e Novas Tecnologias, e Gestão, além da atuação em projetos de pesquisa e experiência profissional em políticas públicas de educação ou gestão da Educação Superior.

Plano Diretor da Educação Superior

O Plano Diretor para a Educação Superior do Estado de Goiás 2023-2032 será elaborado considerando quatro eixos estruturantes: evolução das necessidades regionais; acesso, permanência e êxito nas Instituições de Ensino Superior (Ies); gestão da educação superior; e a tríade ensino-pesquisa-extensão.

A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2023. Até lá várias etapas devem ser cumpridas, como pesquisa, audiências públicas e debate com grupos focais até a apresentação do projeto à sociedade. O Plano Diretor servirá como guia para elaboração e adoção de políticas públicas no campo da Educação Superior pelo governo estadual.