Governador Ronaldo Caiado recebe defensores públicos de todo o país

Governador Ronaldo Caiado se encontra com defensores públicos de todo o país: “Estamos trabalhando para diminuir a distância para o cidadão carente daquilo que o Estado pode fornecer"

O Governador Ronaldo Caiado recebeu nesta terça-feira (08/11) os membros da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE), o presidente do Conselho Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos-Gerais (Condege), Florisvaldo Júnior, bem como os presidentes da instituição de todo o país que estão no Estado para um encontro nacional.

Durante reunião, no Palácio das Esmeraldas, o chefe do Executivo Estadual reforçou a parceria entre o Governo de Goiás e a entidade, pontuou algumas ações conjuntas e afirmou que o trabalho nesse sentido irá continuar em nome dos mais vulneráveis.

“Vamos ter aqui 1.400 defensores em um congresso para mostrar a parceria que o Governo de Goiás tem com a DPE-GO”, afirmou Caiado. “Desde o momento em que assumi, trabalhei para enfrentar as dificuldades em parceria. Não tomamos uma decisão solitária. Essa estratégia nos aproxima e faz com que os problemas sejam enfrentados de forma conjunta com todos os poderes e órgãos independentes do Estado de Goiás”, explicou o governador.

Caiado ainda sublinhou o trabalho para destacar a atuação da DPE-GO. “Recebi (a Defensoria) em 2019 numa fase muito inicial. Estamos trabalhando para aumentar a capacidade de atendimento e diminuir, cada vez mais, a distância para o cidadão carente daquilo que o Estado pode fornecer”, frisou Ronaldo Caiado.

O defensor público-geral do Estado, Domilson Rabelo, agradeceu a parceria e disse que Caiado compartilhou com a instituição “a maior ferramenta de gestão: o diálogo”, que serviu para superar desafios encontrados durante os últimos quase quatro anos. “Com essa parceria, elevamos a DPE-GO, resgatamos um atraso histórico da instituição, uma das últimas a ser instaladas. Hoje somos destaques, honrando toda confiança que vossa excelência depositou em nós”, afirmou.

O presidente do Condege ressaltou a atuação de Caiado para o destaque da DPE na última década. “A Defensoria se mostrou pujante, chegando à população necessitada do Estado, por ter um governador que acredita no modelo de acesso à justiça e numa instituição que tem a sua atuação voltada aos mais carente”, pontuou Florisvaldo Júnior.

Ele ainda destacou uma das parcerias, o projeto Meu Pai tem Nome, realizado com a OVG e Secretaria de Desenvolvimento Humano Social. “Vários projetos foram espelhados nacionalmente em outras defensorias, é um projeto que tem como guia a nossa primeira-dama Gracinha Caiado”, lembrou.

Eleição
Na última sexta-feira (04/11), o governador Ronaldo Caiado nomeou Tiago Gregório Fernandes como o novo defensor público-geral do Estado. Ele fica à frente da entidade no biênio 2023/2024. Candidato único, o defensor público obteve 95% dos votos entre os pares. Ele contabilizou 122 votos do total de 128 contabilizados pela Comissão Eleitoral da DPE. Houve ainda seis votos brancos e nulos e duas abstenções.

Participaram do encontro com o governador também a subdefensora pública-geral para Assuntos Institucionais, Débora Vidal; a presidente da Associação Nacional de Defensores Públicos, Rivana Barreto; o presidente da Associação de Defensores Públicos de Goiás, Allan Montoni Yoos; o presidente do Conselho Nacional de Corregedores-Gerais e subdefensor público-geral de Rondônia, Marcus Edson de Lima; os defensores públicos gerais dos Paraná, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Ceará, Rondônia, Pernambuco, Pará, Mato Grosso do Sul, Bahia, Santa Catarina, Paraíba, Amazonas, Acre e Sergipe; além de representantes dos defensores(as) públicos(as) gerais do Tocantins, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Piauí.

Foto: Lucas Diener