Máquina de R$ 1,4 milhão vai fomentar a cadeia da moda na cidade de Goiás

Entrega de equipamento têxtil para cidade de Goiás: tecnologia de ponta para setor de confecções (Foto: Hegon Corrêa)

O governador Ronaldo Caiado entregou uma máquina têxtil de corte automático adquirida por R$ 1,4 milhão, nesta sexta-feira (11/11), na cidade de Goiás. O equipamento será disponibilizado para o setor de confecção do município e é o quinto entregue pelo Governo de Goiás nesta gestão, como parte de uma estratégia para estimular a cadeia da moda, que prevê investimentos de R$ 344 milhões em todo o estado.

Caiado foi recebido com entusiasmo pela população vilaboense e pela equipe da prefeitura, que será responsável pela manutenção da máquina. Ele acompanhou o primeiro corte de tecidos, feito com tecnologia a laser. “Eu fiz questão de estar aqui, porque o grande desafio que nós temos agora é romper o ciclo da pobreza. E só se rompe o ciclo da pobreza dando educação para as nossas crianças e emprego para seus pais”, destacou o governador.

A máquina do modelo Audaces tem capacidade para o corte de até 10 mil peças por dia, o que garante mais agilidade na fabricação do vestuário. Ela poderá ser utilizada por micro e pequenos empresários, por meio de locação por hora/corte, ao preço de R$ 70 a R$ 90 reais. O governo também pretende acompanhar a criação de uma cooperativa de costureiras, que será integrada ao projeto Cinturão da Moda, de produção e venda de roupa para lojas da região da 44, em Goiânia.

“A preocupação do governo é trazer emprego e renda para a região”, enfatizou o secretário da Retomada, César Moura. O gestor acrescentou que, ao contrário de outras tecnologias utilizadas no ramo de confecções, a Audaces garante um bom aproveitamento de tecido, o que reduz a quantidade de lixo têxtil: “É uma tecnologia limpa. Não vamos gerar nenhum tipo de poluente na cidade, que é patrimônio da humanidade”.

Desde o início da atual gestão, já foram entregues máquinas em Jussara, Trindade, Itaguari e Águas Lindas de Goiás. Outros cinco municípios devem ser beneficiados nos próximos meses. Para o prefeito Aderson Gouvea, a parceria com o Estado vai fomentar a economia local: “Aqueles que querem abrir um negócio no ramo de confecção, não só na comunidade vilaboense, mas em toda a região, poderão utilizar a máquina e contar com o apoio do nosso Banco Popular Solidário, ligado à GoiásFomento”, afirmou.

Qualificação
Além da compra da máquina, o Governo de Goiás está investindo na qualificação de mão de obra do setor, por meio de cursos gratuitos oferecidos pelos Colégios Tecnológicos (Cotecs), com apoio do Goiás Social. Na cidade de Goiás, 49 alunos já concluíram cursos de Corte e Costura e de Modelagem. Desse total, 11 também foram beneficiados com o Crédito Social e ganharam aproximadamente R$ 5 mil para investir no próprio negócio.

Na ocasião, também foram distribuídos 15 cartões do Bolsa Qualificação, com repasse de R$ 250 reais mensais para que alunos possam cobrir as despesas com alimentação e transporte durante os cursos do Cotec. Além das modalidades Corte e Costura e Modelagem, há vagas para formações em Mídias Sociais, Marketing e Vendas. “As pessoas que fazem parte do Cadastro Único do governo federal têm dificuldade de arcar essas despesas. Então, nós ajudamos”, destacou Caiado.