Goiás é primeiro ente federativo a colaborar com discussões sobre metaverso no Brasil

Secretário Márcio César discursa na abertura da 1ª Expo Metaverso. Evento termina neste sábado (19/11)

Uma revolução que será muito mais veloz do que a vivenciada desde que a internet passou a ser uma realidade para o mundo. Isso é o que afirmam diversos especialistas que integram o mais novo ecossistema da seara digital, o metaverso. Tema de evento realizado neste fim de semana simultaneamente em 11 capitais brasileiras e seis do Mercosul, a Expo Metaverso tem Goiânia como uma de suas sedes físicas e marca o protagonismo do Governo de Goiás nas discussões.

“Estamos na vanguarda. Somos o primeiro governo a discutir o tema e estamos engajados em desenvolver esse futuro de ciência, tecnologia e inovação. Com o 5G, vislumbramos que a inserção da realidade aumentada, principalmente no campo da educação, ocorra de forma mais acelerada”, pontuou o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, um dos presentes a discursar na abertura do evento, no auditório da Unialfa, em Goiânia.

Subsecretário de Tecnologia da Informação e Inovação da Sedi, Rodrigo Michel de Moraes ressaltou que o debate sobre o metaverso realizado nesta sexta-feira (18/11), ultrapassa as fronteiras dos games para trazer reflexões sobre como a iniciativa privada e os governos podem oferecer melhores serviços à sociedade. “O intuito é trabalhar com protocolos abertos para fomentar o metaverso e que ele seja acessível para todos”, assinalou.

A mesma linha de pensamento foi compartilhada pelo diretor de tecnologia da Nokia América Latina, Wilson Cardoso. “A visão do metaverso que temos é feita com redes abertas, protocolos abertos e interoperáveis. Falamos da combinação dos mundos físico e digital e da interação entre eles em tempo real”, explicou o executivo. Para o presidente da Associação Brasileira do Metaverso (ABMeta), Flavio Mayerhofer, “a pergunta não é ‘se’ a sua área será impactada, mas sim ‘como’ e ‘por quem’”, disse.

O Governo de Goiás é o único representante da administração pública no evento, que discute web 3.0, inteligência artificial e criptomoedas, entre outros temas. Além da Sedi, o Estado se faz presente na exposição por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg). O Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) da Universidade Federal de Goiás (UFG) também participa das discussões.

Programação
Neste sábado (19/11), último dia de evento, a programação tem início às 9h, com o workshop “Compilando o Metaverso”, do empreendedor paulista Bruno Pedroza. À tarde, o subsecretário Rodrigo Michel de Moraes; o professor e um dos coordenadores do Ceia, Anderson Soares; e o CEO na Meliva e professor de MBA em Negócios Inovadores e Design Thinking, Vandré Sales, comandam a palestra “Desafios e Oportunidades do Metaverso para o Cidadão”, às 15h45. As inscrições podem ser realizadas no site expometaversobrasil.com.

Foto: Secom