Seel investe em promessas do esporte goiano

Arqueira Camila Hikari foi medalha de ouro no Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco, no Rio de Janeiro

Promessas do esporte goiano têm recebido apoio inédito do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), para competir e trazer medalhas para o Estado. A pasta, recriada em 2019 pelo governador Ronaldo Caiado, já atendeu mais de 44 mil atletas, além de promover competições e destinar bolsas para garantir a esportistas de alto rendimento a oportunidade de maior dedicação aos treinos.

O Pró-Atleta destina bolsas a 600 atletas, o que representa um investimento de R$ 2,5 milhões por ano. Esportistas e federações ainda são beneficiados com transporte para participar de competições nacionais e internacionais. Entre os meses de janeiro e outubro, mais de 44,8 mil competidores tiveram as despesas com viagens, seja por via terrestre ou aérea, custeadas pelo governo. Muitos deles voltam com a bagagem recheada de medalhas e, claro, experiência.

Um exemplo é a bolsista Camila Hikari Arada, atleta do tiro com arco que faturou duas medalhas no campeonato brasileiro da modalidade, disputado na última semana, no Rio de Janeiro. Para a atleta, o bom desempenho só foi possível graças ao apoio recebido. “Essa ajuda é sempre gratificante e a gente dá bom destino a essa verba. Uso os recursos para bancar viagens e estadias para competições, além de comprar equipamentos, que são muito caros”, explica. Na competição, Camila levou o ouro por equipes, em parceria com Thiago de Castro Pereira, e a prata no arco composto feminino individual.

SEEL PROMESSAS NO ESP. 2A
A jovem competidora de atletismo Lindsey Lopes (à direita) é uma das 600 bolsistas do Pró-Atleta

No atletismo, a jovem Lindsey Hamlet Barboza Lopes, de 20 anos, também tem levado o nome de Goiás cada vez mais longe. Campeã estadual, ela foi quarta colocada nos 800 metros do Troféu Brasil adulto e bronze no Sul-Americano sub-23, além de faturar medalhas no Brasileiro sub-23 (prata nos 800m e bronze nos 1500m). “Sou muito grata por ter o apoio do governo, que ajuda a chegar nesses resultados. É um incentivo muito grande aos atletas, fundamental para nos manter no topo, no alto rendimento”, valoriza.

Iniciação esportiva

Elo entre a recreação e alto rendimento, a iniciação também tem recebido investimentos do Governo de Goiás, visando estimular a prática esportiva desde a infância e o desenvolvimento de valores como disciplina, respeito e tolerância. “Quando falamos de iniciação esportiva, nosso objetivo é cuidar do social, da inclusão e da qualidade de vida. Esse envolvimento e cuidado com o ser humano tem sido uma marca do trabalho da atual gestão”, afirma Henderson de Paula Rodrigues, secretário de Esporte e Lazer.

A Seel oferta, gratuitamente, aulas de iniciação esportiva – inclusive no paradesporto – em diversas modalidades, como atletismo, basquete, futsal, vôlei, ginástica funcional, ginástica artística, natação e hidroginástica. Em Goiânia, as atividades são realizadas no Centro de Excelência do Esporte, no setor Central; na Praça de Esportes do Setor dos Funcionários; e nos ginásios dos setores Balneário Meia-Ponte e Parque Amazônia.

“Temos aqui no Centro de Excelência o espaço e a estrutura para trabalhar o esporte em todas as suas vertentes, da iniciação esportiva ao alto rendimento, passando também pelo paradesporto. O resultado disso a gente vê nas competições, mas também no desenvolvimento de uma sociedade melhor”, elogia José Adriano Bispo, o “Jabá”, treinador de atletismo e professor de iniciação esportiva na capital.

SEEL PROMESSAS NO ESP. 5A
Aulas de iniciação esportiva: “Nosso objetivo é cuidar do social”, diz secretário de Esporte e Lazer, Henderson de Paula Rodrigues

Com foco nos municípios do interior, os projetos La Liga Goiás e o Construindo Campeões, atendem mais de 9 mil alunos. O primeiro, desenvolvido em parceria com a entidade que coordena o campeonato espanhol de futebol, já chegou a 15 municípios, com 1.781 alunos. Outras oito cidades estão com matrículas abertas e, em breve, as aulas serão iniciadas. Já o Construindo Campeões oferece modalidades de lutas, como karatê, judô, jiu-jitsu, boxe, taekwondo e wrestling. Atualmente, são 7.900 alunos em 70 municípios goianos.

“Acredito que a grande ponte entre a iniciação esportiva e o alto rendimento é a capacitação dos professores e o investimento em estrutura, o que está sendo feito no Construindo Campeões. Surgiu como projeto de iniciação esportiva e social, mas evoluiu bastante e, hoje, diversos alunos participam de competições nacionais e conquistam medalhas”, frisa Marcelo Lima, professor de Valparaíso de Goiás e coordenador do Construindo Campeões no Entorno do Distrito Federal. “Conseguimos romper barreiras e preparar bem os nossos atletas”, elogia, lembrando que até mesmo kimonos e luvas são disponibilizados aos alunos.