Vice-governador participa do Dia da Cannabis Terapêutica

Lincoln Tejota se colocou à disposição para participar de debates sobre o que a sociedade quer para a saúde de Goiás e do Brasil (Foto: Jota Eurípedes)

O vice-governador de Goiás, Lincoln Tejota, participou, nesta quarta-feira (30/11), na Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), da primeira comemoração oficial do Dia Municipal da Cannabis Terapêutica, instituído em Goiânia por meio da Lei 10.754, promulgada em março deste ano.

Dezenas de associados participaram do evento, que contou com palestras, atividades culturais e depoimentos de pacientes. Lincoln destacou a importância da pesquisa científica para desenvolver instrumentos que melhorem a qualidade de vida e o bem-estar da população. O encontro foi realizado pela Adfego e pela Associação Goiana de Apoio e Pesquisa à Cannabis Medicinal (Agape).

“Temos de discutir tudo o que pode gerar mudanças de vida, porque só assim conseguimos crescer, aprofundar, avançar”, afirmou o vice-governador. Ele relatou que, em 2014, sua mãe, a ex-deputada estadual Betinha Tejota, sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) que a deixou com sequelas. E ela conseguiu melhoras com o uso da cannabis medicinal.

“Só quando temos alguém próximo nessa situação é que podemos entender como a nossa sociedade não é inclusiva, como ela não está pronta para discussões como essa que estamos fazendo aqui hoje, mas a política é discussão, para trazer mais esperança”, ponderou.

Lincoln Tejota se colocou à disposição para participar de debates sobre o que a sociedade quer para a saúde de Goiás e do Brasil. “Estou aqui para ser parceiro do debate, da pesquisa. Estamos vivendo em um mundo em constante adaptação e mudança, o que faz com que possamos discutir e encontrar as respostas”, propôs.

Lincoln reafirmou o compromisso de apoiar a Adfego, dirigindo-se à sua presidente, Clara Carvalho, pela importância do trabalho que a entidade faz para as pessoas com deficiência e seus familiares. Ele também destacou a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Ação Comunitária da Unievangélica, Sandro Dutra e Silva. A diretora legislativa da Câmara Municipal de Goiânia, Gabriela Machado Tejota, também participou das atividades.

O diretor-geral da Agape Medicinal, Yuri Tejota, fez a palestra de abertura do evento e falou sobre o trabalho da instituição, que possui profissionais que garantem a assistência médica, farmacêutica, psicológica e jurídica necessárias para o tratamento de pessoas que necessitam da medicina canábica para viver com mais qualidade de vida.

A Agape também conta com veterinários e oferece acompanhamento terapêutico e nutricional. “As pessoas que nos procuram estão sofrendo, não encontram uma solução para a dor delas”, relatou Yuri Tejota.