Secult lança Projeto Natal na Praça

Projeto Natal na Praça vai a 13 municípios goianos: objetivo é exibir filmes natalinos em espaços públicos no mês de dezembro (Foto: Secult)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), lança nesta quinta-feira (1º/12), às 19h, em Caldas Novas, o projeto Natal na Praça. O objetivo da iniciativa é exibir filmes com temática natalina em 13 municípios goianos e reunir famílias para celebrar a data durante o mês de dezembro. As sessões serão gratuitas e realizadas em locais públicos sempre às 19 horas. 

Em Caldas Novas, as edições especiais serão promovidas nesta quinta (1º/12) no Casarão dos Gonzaga e nesta sexta (2/12) na Praça da Família. O evento contará com a presença do secretário estadual de Cultura, Marcelo Carneiro, e transmissão da TV Brasil Central.

“É de extrema importância levarmos produções audiovisuais para populações que muitas vezes não têm acesso às salas de cinema convencionais dos grandes centros. A curadoria feita pela equipe do Cine Goiás Itinerante também merece destaque. Nossos servidores selecionam filmes que trazem ludicidade, diversão e conhecimento para toda a família”, destacou o titular da Secult.

O Natal na Praça seguirá para as cidades de Rubiataba (3 e 4/12), Amaralina (5 e 6/12), Mossâmedes (7/12), Bonfinópolis (8/12), São Luís de Montes Belos (9 e 10/12), São Miguel do Passa Quatro (11/12), Anhanguera (12 e 13/12), Itumbiara (14 e 15/12), Formosa (16 e 17/12), Cristianópolis (18/12), Santa Rita do Araguaia (19 e 20/12) e Ceres (21 e 22/12)

Para Mazé Alves, gerente de Fomento ao Audiovisual e Criatividade da Secult, o projeto é um dos responsáveis por impulsionar a cadeia produtiva do cinema no interior de Goiás. “Além dos filmes, levamos também palestras e oficinas, então é uma forma de fazer com que as pessoas realmente se sintam parte da cultura do nosso Estado. O Natal na Praça é um momento muito legal porque permite que a população tenha um novo olhar sobre o audiovisual e possa trocar experiências”, ressalta.

O Programa

O Natal na Praça traz para esse período do ano um reforço do projeto Cine Goiás Itinerante, realizado pela Secult em todos os meses com o objetivo de democratizar o acesso ao audiovisual no interior do Estado. Para o servidor André Luiz Almeida, que integra a equipe do programa, a iniciativa traz vários benefícios sociais. “As crianças vibram com a exibição dos filmes. Além disso, nós fomentamos cinema para populações que não têm acesso a essa manifestação cultural. Muitas cidades goianas estão distantes dos grandes centros, então muitos nunca foram ao cinema”.

Os pilares do Cine Goiás Itinerante são a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema Ambiental (Fica), ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população. Geralmente, as equipes permanecem em cada município goiano durante 4 dias para desenvolver as ações. O Cine Goiás já atendeu mais de 150 municípios ao longo de sua existência.