Seds oferece aulas extras para jovens do Aprendiz do Futuro

Emylly, de Indiara, diz que depois do curso, passou a gostar mais de Português (Foto: arquivo pessoal Cristel)

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), disponibiliza aulas extras de Português, Redação e Matemática aos 6.250 jovens do Aprendiz do Futuro, presente nos 246 municípios goianos. Os conteúdos são ministrados por professores do  Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-GO) e vêm complementar os cursos já oferecidos na plataforma do programa pela Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Demá/Renapsi).

O reforço escolar, assim como os demais cursos disponíveis na plataforma, tem formato EAD, com videoaulas que podem ser acessadas em qualquer horário e de qualquer lugar, além de material de apoio, como e-books. Juntas, as disciplinas extras compreendem 60 horas aulas, com 20 horas para cada uma delas, subdivididas em videoaulas de em média 20 minutos.  O processo é sequencial e à medida em que o módulo de uma disciplina é realizado, o da próxima é liberado. Um total 4410 aprendizes já aderiram ao reforço.

O jovem Adão Cristiel de Souza Pinheiro, 16 anos, lotado na prefeitura de Araguapaz, na área de Licitações, conta que já terminou o curso de Português e está aguardando para fazer o próximo, de Redação. Ele diz que as aulas extras melhoraram seu desempenho na escola, no trabalho e ainda vai lhe ajudar muito no Enem. “Depois do curso, por exemplo, ficou muito mais fácil entender sobre verbos, o professor explica muito bem”, diz Cristiel. A estudante Emylly Lorrayne Lima Rodrigues, 16 anos, que atua no Centro Educacional Valeriano de Barros, em Indiara, também já fez o curso de Português e conta que  depois disso, passou a gostar mais da disciplina.

O secretário Wellington Matos explica que o reforço nas três áreas é uma maneira de oferecer uma formação o mais completa possível aos aprendizes. “Somam-se à rica grade já disponibilizada na plataforma, essas outras disciplinas, que contribuem diretamente na formação do senso crítico dos jovens, os deixam mais preparados para o trabalho como aprendizes, para o exame do Enem e lhes conferem um melhor preparo para a vida profissional futura, seja qual for a profissão escolhida por eles”, afirma Matos.

O Aprendiz do Futuro é o maior programa de socioaprendizagem do Brasil e do mundo com foco em tecnologia, alta performance e impacto social na vida dos jovens em situação de vulnerabilidade. Seu conteúdo é voltado especificamente para o programa, está referenciado nos conteúdos obrigatórios do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e nas necessidades do mercado de trabalho. Os cursos oferecidos na plataforma pela Demá/Renapsi incluem os títulos  Integração, Tecnologias digitais, Empregabilidade, Competências do futuro, dentre outros. Eles estão focados na criatividade,  inteligência emocional e trabalho em equipe.

O Aprendiz do Futuro, uma iniciativa do Governo de Goiás, atende jovens em vulnerabilidade econômico-social, estudantes da rede pública ou bolsistas 100% de rede particular e aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos. Prioriza jovens com deficiência, que cumprem medidas socioeducativas e membros de comunidades tradicionais, como indígenas, quilombolas, ciganos e afrodescendentes. Além daqueles pertencentes a famílias que possuam em sua composição mulheres vítimas de violência doméstica. Com vínculo trabalhista pela CLT, recebem R$ 569,36 de salário, R$ 150,00 de vale alimentação, décimo terceiro, férias, seguro de vida, vale transporte e tablet com internet para fazerem cursos de capacitação. Todos devem estar matriculados na rede educacional regular.