Goiás discute futuro da mineração na primeira reunião do Fórum Permanente do setor

Governo participa da primeira reunião do Fórum Permanente de Mineração

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), responsável pelo Projeto Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022-2042, participou da primeira reunião do Fórum Permanente de Mineração. O encontro debateu temas como o Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM), legislação e desafios enfrentados por diferentes atores do setor mineral.

O Fórum Permanente foi criado dentro da Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) e é conduzido pelo deputado estadual Virmondes Cruvinel.

“Foi uma reunião para falarmos sobre o andamento das ações. Todas as questões que envolvem este tema serão discutidas com os setores governamentais, municípios e sociedade civil ao longo de 2023, para depois chegarmos a uma legislação relativa à mineração”, explica o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga.

Goiás é um dos principais estados mineradores do Brasil e se destaca na extração de cobre, ouro, cobalto, níquel, nióbio, fosfato e vermiculita. Em termos de economia, mineração é o terceiro setor mais importante em Goiás, ficando atrás apenas de grãos e da carne. Em números de produção, a atividade ocupa o terceiro lugar, atrás apenas da produção de grãos e de carne no Estado.

O PERM deve nortear ações do setor e buscar a exploração de forma a beneficiar as populações locais, sem descuidar da sustentabilidade da atividade exploratória. Superintendente de Mineração da SIC, Lívia Parreira destaca a oportunidade que o fórum oferece. “Excelente oportunidade para discutirmos questões pertinentes com todos os envolvidos”.

Crescimento
O presidente da Câmara Setorial da Mineração (Casmin) da Fieg, Wilson Borges, destacou o crescimento do setor. “A previsão é de injeção de R$ 30 bilhões em renda nos próximos três anos em Goiás. O PIB dos municípios que possuem investimentos em mineração é bem mais alto do que outros. No entanto, a mineração tem impactos que precisam ser estudados e mitigados de forma responsável, e por isso a importância do Plano Estadual de Mineração e da manutenção do fórum como ferramenta de discussão do setor”, avalia.

Foto: Ana Caroline Souza