Jovens do CPA representam Goiás em encontro nacional de adolescentes

Safira e Aline, representantes de Goiás, no encontro nacional, com a conselheira que as acompanha, Seluta Rodrigues (Foto: Seds)

As representantes do Comitê de Participação de Adolescentes – Goiás (CPA-GO) Safira Rodrigues; jovem quilombola da comunidade Kalunga Vão do Moleque, em Cavalcante; e Aline Ferreira, de Goiânia, participam do Encontro CPA Nacional, que teve início na última terça-feira (13/12) e segue até a próxima sexta-feira (16/12), em Brasília. A entidade é vinculada ao Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente (Conanda).

O evento reúne cerca de 30 adolescentes das cinco regiões do país, com seus acompanhantes conselheiros dos respectivos estados. O encontro tem caráter formativo, com troca de experiências entre os representantes estaduais e um encontro intergerações com os membros do Conanda.

Nova gestão

Ainda acontece um balanço das gestões 2020/2022 de todos os CPAs do país. A partir do próximo ano, assumem os novos membros, para o mandato 2023/2025.

O CPA-GO terá à sua frente os adolescentes Rayssa Rodrigues de Souza (Secretaria Estadual do Desenvolvimento Social – SEDS) como titular; José Muriel Marques (Secretaria Estadual de Educação – SEDUC); Ana Clara Resende Mourão (Associação Futuro Melhor – Pro Futuro); e Pedro Lucas de Sena Santos (Circo Lahetô), na primeira, segunda e terceira suplências, respectivamente. 

O direito à participação de crianças e adolescentes em decisões da sociedade onde eles são afetados direta e indiretamente é um dos quatro grandes princípios da Convenção da ONU sobre os Direitos da Criança.

Direitos

O texto determina que os estados partes devem assegurar à criança, que é capaz de formular seus próprios pontos de vista, o direito de expressar suas opiniões livremente sobre todos os assuntos relacionados a ela. 

Segundo o secretário da SEDS, Wellington Matos, ouvir as crianças e adolescentes é mais do que colher opiniões. É ter acesso à sua realidade e demandas, reconhecendo-os como sujeitos de direito. “Muitas situações de vulnerabilidade a que essa faixa etária está exposta, por exemplo, pode-se prevenir e combater a partir desta escuta qualificada”, avalia Matos. O gestor lembra ainda da importância de dar espaço para que eles façam proposições para o futuro, levando em conta os seus sonhos.

Incentivo

A SEDS dá total apoio ao CPA-GO, para o seu funcionamento junto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA – GO). Incentiva a participação dos adolescentes na formulação de políticas neste campo em Goiás.

Para estimular e orientar a criação de CPAs nos estados e municípios, o Conanda publicou a cartilha Dicas para Implementação de Comitês de Participação de Adolescentes.

A publicação traz informações sobre como se dá essa participação e sua importância, direitos, motivações para se criar o comitê, passo a passo. Há ainda relatos e experiências de adolescentes que já integraram um CPA. 

Cartilha – Dicas para Implementação de Comitês de Participação de Adolescentes.