Alunos do GoiásTec recebem diploma do ensino médio

Primeira turma do programa GoiásTec – Ensino Médio ao Alcance de Todos forma 1.569 formandos de 71 municípios goianos (Foto: Seduc)

Cerca de 200 estudantes da rede pública estadual receberam o diploma de conclusão do ensino médio, em cerimônia nesta quinta-feira (15/12), em Goiânia. A solenidade marcou a formatura das primeiras turmas do programa GoiásTec – Ensino Médio ao Alcance de Todos.

Os alunos presentes na solenidade representaram outros 1.569 estudantes de 71 municípios goianos, onde estão implantadas as 93 escolas/polos do GoiásTec.

GoiásTec

Lançado em 2020, o programa é uma iniciativa inovadora do Governo de Goiás, executada pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). A proposta é ampliar a oferta de ensino médio aos jovens que residem em localidades de difícil acesso ou onde existe déficit de professores em áreas específicas do conhecimento.

Nesse modelo, os estudantes cumprem a mesma carga horária do ensino médio e vão à escola normalmente. As salas de aula são interativas, equipadas para o acesso às aulas transmitidas via satélite.

As turmas são acompanhadas por um professor mediador, que tem o papel de auxiliar os educandos e garantir a comunicação deles, via chat, com o professor no estúdio de gravação.

Escolhida para dar nome às primeiras turmas formadas, a secretária Fátima Gavioli afirmou que o plano é ampliar o programa.

“Em 2024, nossa meta é levar o GoiásTec para todos os assentamentos do estado onde houver estrutura para criar um polo ou uma sala de aula. E, além do ensino médio, queremos ofertar também o ensino fundamental, de forma a acolher todos aqueles que desejam voltar a estudar, mas encontram barreiras pelo caminho”.

Planos

Um dos formandos é José Soares, de 48 anos, morador do povoado de Radiolândia, distante 32 km de Pirenópolis. Para ele, voltar a estudar depois de 29 anos longe da escola foi a concretização de um antigo sonho.

“Participar desse programa me abriu a mente, mudou completamente a minha forma de pensar. Hoje vejo que tenho capacidade para seguir em frente e até me formar na faculdade”.

Na comunidade, José trabalha como gari, mas planeja começar um curso superior na área de administração ou logística. Após a conclusão do ensino médio, ele conta que está estimulado a buscar uma vida melhor para sua família. “Minha esposa e meus filhos estão muito orgulhosos do meu empenho e da minha conquista”, conclui.