Policlínicas se qualificam para Certificação de Qualidade ONA 1

Certificação comprova que serviços entregues por equipes multiprofissionais, administrativas e gerenciais estão dentro de padrões internacionais (Foto: SES)

Inaugurada em março deste ano, a Policlínica Estadual de Formosa, na região do Entorno Norte, foi qualificada para receber o selo de Acreditação ONA 1, conferido por entidade avaliadora nacional, que atestou a excelência dos serviços prestados na unidade especializada na Atenção Secundária.

A unidade do Governo de Goiás atende goianos de pelo menos 31 municípios no Entorno do Distrito Federal. Também se qualificaram as unidades instaladas em Posse e Goianésia, inauguradas em 2020 e 2021.

O titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), Sérgio Vencio, comemora a conquista das unidades e garante que o selo consolida a excelência dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde inaugurados nesta gestão. “A população do interior goiano recebe serviços com qualidade e atestados pela entidade avaliadora”, reforçou.

O gestor acrescenta que em julho deste ano a policlínica da região Sudoeste, em Quirinópolis, também recebeu o mesmo selo.

Certificação

A certificação comprova que os serviços entregues por equipes multiprofissionais, administrativas e gerenciais estão dentro de padrões internacionais em suas melhores avaliações. A Policlínica Estadual da região Sudoeste, em Quirinópolis, já havia recebido a mesma certificação.

Além de referência nacional, os padrões do Manual ONA são reconhecidos pela International Society for Quality in Health Care (ISQua), atuando ao lado de instituições que promovem a qualidade da saúde em países como os Estados Unidos, Reino Unido, Espanha, Austrália e Canadá. A Organização Panamericana de Saúde (Opas) apoia essa certificação.

Reconhecimento

Para a coordenadora operacional da Policlínica de Goianésia, Paula Wasconcelos, a certificação é um reconhecimento do esforço de todas as equipes para garantir o melhor serviço de saúde prestado à população.

Wascocelos define a equipe como “uma família empenhada em cuidar da melhor forma possível dos pacientes encaminhados. Para isso, estamos em constante capacitação de todos os colaboradores diretos e terceirizados”. Para ela o objetivo maior é entregar um serviço de saúde de excelência e altamente humanizado.

Os processos de avaliação foram sequenciais, com protocolos conferidos um a um nas três unidades. Os avaliadores da entidade certificadora consideram nessa fase de Acreditação, essencialmente, o cumprimento de metas de qualidade e assistência no setor de saúde. 

Avaliação

O cumprimento dessas metas é avaliado por meio de padrões e requisitos previamente definidos, em protocolos reconhecidos internacionalmente.

A avaliação abarca procedimentos de todas as equipes envolvidas. Ainda consideram-se as atividades das instituições de saúde, incluindo aspectos estruturais.

“Para Goiás é um avanço importante porque a população recebe assistência nas policlínicas com padrão de excelência, obedecendo critérios internacionais de qualidade e segurança”, finaliza Paula Wasconcelos.