Sesmt promove simulado de incêndio no setor Apoio Diagnóstico do HGG

Ação prepara servidores da unidade para prevenção e abordagem em caso de um acidente (Foto: Ana Luiza)

Colaboradores do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG) participaram, na manhã desta segunda-feira, 19 de dezembro, de mais um simulado de incêndio promovido pelo Serviço Especializado em Saúde e Medicina do Trabalho (Sesmt). Nesta edição, o treinamento ocorreu no setor de Apoio Diagnóstico.

O objetivo da ação foi preparar os colaboradores para eventualidades que possam ocorrer na unidade de saúde. Durante o treinamento, acionou-se o alarme de emergência e os brigadistas agiram rapidamente para realizar o resgate dos pacientes.

Além disso, os colaboradores também fizeram o teste de utilização da mangueira de emergência.

Intercorrências

O técnico de segurança do trabalho do HGG e chefe da brigada de emergência, William Farias da Silveira, explicou que o simulado serviu para treinar os brigadistas em caso de princípio de incêndio no hospital.

Segundo Silveira, o simulado de emergência serviu para treinar os profissionais para o rápido combate a incêndio. “Sabe-se que no dia a dia podem acontecer vários tipos de intercorrências em uma unidade de saúde dessa proporção. Mas nós temos uma equipe multidisciplinar bem treinada”, garante.

Ele reforça que a manutenção é ativa “e isso nos ajuda a garantir a segurança e integridade física dos pacientes e colaboradores em qualquer eventualidade que possa acontecer”, destacou.

Resgate

A enfermeira Graziela Freire Cavalcante é brigadista e integra o grupo de resgate. Ela salientou sobre a relevância da ação.  Para a profissional, o simulado é muito importante, pois tem-se que agir muito rápido, saber como a vítima está e qual a maneira correta para conduzi-la até o local de transporte da ambulância. “É uma adrenalina. É tudo muito rápido. Esse simulado nos prepara para agir, caso aconteça alguma situação real”, explicou.