Meia Tarifa passa a valer em Aparecida de Goiânia, a partir do dia 7

Governo de Goiás e CMTC implantam, a partir deste sábado (07/01), a Meia Tarifa no transporte coletivo de Aparecida de Goiânia: iniciativa concede benefício no valor de R$ 2,15 para usuários das linhas alimentadoras locais (Foto: CMTC)

Os passageiros de Aparecida de Goiânia começam a contar com o benefício da Meia Tarifa a partir do próximo sábado (07/01). A iniciativa representa um investimento mensal de R$ 9,1 milhões do Governo de Goiás no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia,

Com isso, a segunda maior cidade do estado passa a oferecer passagem de R$ 2,15 para usuários das linhas alimentadoras locais.

Em 2022, o investimento total do Tesouro Estadual no transporte coletivo da Região Metropolitana de Goiânia, inclusive para a manutenção da tarifa a R$ 4,30 e para a Meia Tarifa, chegou a R$ 79 milhões.

Já em 2023, o valor deve atingir R$ 110 milhões. A Prefeitura de Goiânia e outros municípios da Região Metropolitana complementam o subsídio.

Meia Tarifa

Senador Canedo, Nerópolis, Goianira e Trindade já oferecem o benefício aos usuários do sistema, que começou a ser implantado, progressivamente, em setembro de 2022.

Aparecida de Goiânia também receberá o aumento da frota de ônibus. Até abril, o município irá contar com 32 linhas alimentadoras disponíveis para o benefício.

“Seguimos cumprindo com o compromisso de facilitar o acesso do usuário ao sistema, conferindo a ele maior economia no seu deslocamento. As melhorias efetuadas pelo Governo de Goiás tornam o transporte coletivo mais atrativo, atrai novos usuários e desafoga o trânsito já sobrecarregado de cidades como Aparecida de Goiânia”, avalia o presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo (CDTC) e secretário-geral de Governo, Adriano da Rocha Lima.

A operação

Inicialmente, a modalidade valerá para as linhas que alimentam o Terminal Vila Brasília. Para embarcar é necessário ter o Bilhete Único.

O acesso aos veículos será pela porta da frente, respeitando a ordem de chegada de cada passageiro. O Terminal Vila Brasília ficará livre de catracas e bloqueios para acesso as linhas alimentadoras.

O usuário que precisar ir a Goiânia depois de utilizar a Meia Tarifa dentro de Aparecida precisa adicionar o complemento de R$ 2,15 e validar o pagamento.

Outros municípios da região metropolitana da capital terão o benefício tarifário concedido gradativamente, bem como a capital, com expectativa de implementação até junho de 2023.