Produção goiana de café deve crescer 19,9% na safra 2021/2022

Goiás já ocupa o 7º lugar nacional na produção de café (Foto: Reprodução Sebrae)

Destaque na produção de grandes commodities, como soja e milho, Goiás mantém ainda uma pauta diversificada em sua produção agrícola. O estado produz desde frutas, verduras e legumes a itens de maior valor agregado, a exemplo do mel e do café.

O café ainda tem produção tímida em Goiás, quando comparada a de grandes produtores nacionais, como os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

No entanto, o estado já ocupa o 7º lugar nacional na produção, mesmo contribuindo com apenas 0,8% da produção nacional.

Café no Agro em Dados

A 1ª edição do Agro em Dados 2023, informativo mensal da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), trata exatamente da produção cafeeira goiana.

A publicação traz números relativos à série histórica da produção do grão e mostra os principais produtores estaduais, com destaque para Cristalina, Cabeceiras e Campo Alegre de Goiás.

Também apresenta informações sobre a exportação goiana de café, que tem como destino importantes players do mercado internacional, como Estados Unidos, Alemanha, Itália e França.

De acordo com o estudo, a estimativa da safra 2021/2022 é de 16,6 mil toneladas. Esse total representa aumento de 19,9% em relação ao ciclo anterior.

O boletim mostra ainda que o cultivo do grão gera crescimento econômico. O Valor Bruto da Produção (VBP) do café em Goiás deve aumentar 17,7%, chegando a R$ 300 milhões (estimativa).

O Agro em Dados apresenta também dados sobre as produções de soja e milho, bovinos, suínos, frangos e lácteos. A edição completa pode ser acessada gratuitamente no site da Seapa ou diretamente pelo link: https://www.agricultura.go.gov.br/files/2023/AgroEmDados23/AGROEMDADOS-JANEIRO.pdf

Saiba mais

Café goiano deve ter maior produtividade do País