Escolas do Futuro oferecem cursos a jovens do Sistema Socioeducativo

Um dos cursos de maior interesse dos jovens é o de robótica (Foto: Sedi)

O governo estadual abriu as portas das Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) para os adolescentes do Sistema Socioeducativo realizarem cursos profissionalizantes, presenciais e a distância, em diversas áreas, como informática, artes, marketing e empreendedorismo.  

O projeto está em fase de tratativas entre a Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Seds) e a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), responsável pela gestão das EFGs.

Nesta semana, jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Goiânia e Anápolis,  acompanhados de integrantes das equipes técnicas, visitaram três Escolas do Futuro para conhecer as instalações e as formações que as unidades oferecem.

A previsão é que os socioeducandos iniciem os cursos escolhidos já no mês de fevereiro. Um dos cursos de maior interesse dos jovens é o de robótica.

A Seds também está alinhando com a Sedi a oferta de vagas aos socioeducandos dos cursos oferecidos pelo Sukatech. O programa do Governo de Goiás conta com um Centro de Recondicionamento de Computadores. No local, é feito o recondicionamento de resíduos eletrônicos, além da capacitação de jovens e adolescentes na área de tecnologia. 

Profissionalização

A profissionalização já é uma prática nas seis unidades do Socioeducativo em Goiás, localizadas em Formosa, Luziânia, Itumbiara, Porangatu, Goiânia e Anápolis.

Mecânica de motocicletas e carros, eletricista, maquiagem, informática, assistente administrativo, auxiliar de cozinha, panificação, grafite e horticultura estão entre os cursos já realizados pelos socieducandos.

Entre os parceiros na promoção dessas qualificações estão os Colégios Tecnológicos (Cotecs), geridos pela Secretaria da Retomada, Emater-GO, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-GO) e Instituto Mundo Melhor. 

A superintendente do Socioeducativo, Kérima Sobrinho, avalia que a qualificação profissional é uma das formas mais eficazes para retirar o jovem da vida delitiva, ofertando-lhes cursos, capacitações e meios de ingressar no mercado de trabalho.

“Assim, a parceria com as Escolas do Futuro trará novas possibilidades para estes jovens com cursos modernos para atender às demandas atuais do mercado”, afirma Kérima.

Escolas do Futuro

As Escolas do Futuro do Estado de Goiás (EFGs) são uma iniciativa de educação gratuita e de qualidade para jovens do ensino médio, superior e pessoas que procuram recolocação profissional ou querem empreender.

Com seis unidades no estado, tem como objetivo elevar o nível educacional, científico e tecnológico na federação, atender às demandas da inovação tecnológica do setor produtivo, aumentar e empregabilidade e reduzir as desigualdades.