Tecnologia facilita acesso a medicamentos de alto custo em Goiás

Renovação dos processos de medicamentos via digital é uma das recentes inovações na Cemac (Foto: SES)

O Governo de Goiás tem utilizado, cada vez mais, os avanços proporcionados pela tecnologia a favor da população. Entre as várias iniciativas efetivadas pelo Estado, destaca-se a renovação on-line de processos de obtenção de medicamentos de alto custo, aqueles que integram o Componente Especializado da Assistência Farmacêutica distribuídos pela Central Estadual de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac), da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO). 

Com esse novo procedimento, o paciente cadastrado na Cemac terá condição de renovar o processo em casa ou em qualquer outro local onde estiver, pelo celular ou pelo computador.

O diretor-geral da Cemac, Roney Pereira Pinto, destaca que, além de favorecer o cidadão que usa o medicamento de alto custo por desobrigá-lo de ir ao Juarez Barbosa, a medida tem o mérito de dar celeridade ao processo. 

A iniciativa também garante à Cemac mais agilidade no desenvolvimento de outras tarefas, com a possibilidade de deslocar servidores que atuavam na renovação presencial para outras áreas da unidade. 

Passo a passo

A renovação de processos deve ser feita a cada seis meses. Esse prazo pode ser diferente, dependendo da doença ou agravo apresentado pelo paciente ou a critério do Ministério da Saúde.

Em um primeiro momento, o cidadão deve reunir a documentação necessária (receita médica, Laudo de Solicitação, Avaliação e Autorização de Medicamentos (LME) e exames para monitoramento, quando necessário).

O LME pode ser impresso ou preenchido, previamente, no endereço eletrônico abre.ai/fB3C, ou acessado por meio de um código QR Code disponível no aplicativo.

Roney Pereira informa que, posteriormente, essa documentação deve ser digitalizada, em formato PDF; com as fotos no formato JPC ou PNG. Todo o material deve ser inserido na plataforma, por meio do Portal Expresso, acessando o link abre.ai/fB3C, na opção solicitar/renovar para a solicitação da renovação.

Nesse momento, devem ser informados CPF, data de nascimento, número do processo que identifica o cadastro do paciente na unidade e o número do protocolo.

O diretor-geral da Cemac informa ainda que, após o envio da documentação, o paciente pode acompanhar o andamento do processo no próprio site, na função “Acompanhar minhas solicitações”.

O Juarez Barbosa disponibiliza 147 medicamentos utilizados no tratamento de 102 doenças, entre elas síndromes graves e problemas de saúde crônicos. Conforme levantamento da SES-GO, a unidade presta atendimento a mais de 1,3 mil pessoas por dia. 

Saiba mais

Solicitação de medicamento de alto custo passa a ser pelo Expresso

Governo descentraliza serviços para retirada de medicamentos nas policlínicas