Comitê de Sanidade Avícola define medidas de prevenção à Influenza Aviária

Representantes de todos os órgãos e entidades que integram o Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa) (Foto: Agrodefesa)

Uma série de ações de caráter preventivo e educativo vai ser desencadeada nos próximos dias com o objetivo de orientar os agentes do segmento avícola de Goiás para os riscos da introdução da Influenza Aviária, após a constatação de casos na Colômbia e no Peru.

A questão foi tratada em reunião realizada na tarde de terça-feira (17/1) na sede da Agrodefesa, com presença de representantes de todos os órgãos e entidades que integram o Comitê Estadual de Sanidade Avícola (Coesa).

As medidas serão focalizadas principalmente na orientação e conscientização de profissionais da medicina veterinária, educação sanitária de criadores para a importância da notificação de suspeitas de casos da doença e esclarecimento dos Responsáveis Técnicos, que atuam nas revendas de produtos agropecuários, para que estejam atentos e preparados para adotar as providências necessárias à correta comunicação ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), em casos suspeitos que apontem para o problema.

O diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho, enfatizou que as medidas são necessárias e urgentes, ressaltando que a união de esforços do SVO com os demais segmentos do setor avícola é fundamental para garantir a prevenção da doença.

O gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal, informou que o presidente José Essado determinou total empenho da Agrodefesa no cumprimento das medidas propostas.



Ações definidas


O presidente do Coesa, Eduardo Tibery Queiroz, alinhou as medidas que serão adotadas de imediato. Uma delas é a capacitação de fiscais estaduais agropecuários e médicos veterinários da Agrodefesa para atualização sobre a doença e padronização de ações. E também a continuidade nas ações previstas no Plano de Vigilância de Influenza Aviária e doença de Newcastle, já realizado em criatórios industriais,
estendendo agora a coleta de amostras em aves de subsistência. Em ambos os casos, o objetivo é comprovar a inexistência da Influenza na avicultura goiana.

Outra medida é a realização de uma live a ser organizada pela Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (EVZ/UFG), pela Agrodefesa e pela Superintendência Federal da Agricultura em Goiás (SFA-Goiás), para auditores fiscais do Ministério da Agricultura em Goiás e fiscais da Agrodefesa. A finalidade é esclarecer sobre como proceder em caso de surgimento da Influenza, e também sobre Alertas Sanitários de Notificação e Planosde Contingência em possíveis casos comprovados da doença.

A Associação Goiana de Avicultura (AGA) vai realizar reunião com os seus associados, com participação da Agrodefesa, para repassar informações e sensibilizar os criadores sobre a importância da notificação ao Serviço Veterinário Oficial de casos suspeitos de quaisquer anomalias que acometerem as aves.

Outra medida será o envio de comunicação ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) propondo a realização de ações para esclarecimento dos médicos veterinários Responsáveis Técnicos nas revendas de produtos agropecuários, para que orientem os criadores sobre os riscos da Influenza e como proceder em casos suspeitos de quaisquer doenças nos aviários.

Foi definida também a produção de material de educação sanitária pelo Coesa, por meio da AGA, para ser distribuído às revendas agropecuárias, como forma de chamar a atenção dos avicultores e demais segmentos envolvidos relativos à Influenza.

Os representantes de todos os órgãos e entidades se comprometeram a atuar de forma proativa e continuada para que as medidas alcancem os objetivos propostos, principalmente a prevenção e a adoção de medidas de biosseguridade em granjas comerciais para evitar que a Influenza chegue a Goiás.

Ficou definido também que o Coesa irá realizar no dia 0 de fevereiro uma live direcionada aos integrantes do Coesa, com o médico veterinário Luiz Sesti, da empresa Ceva Saúde Animal, que irá abordar o momento atual da Influenza Aviária na América Latina. O profissional atua em diferentes frentes no setor da avicultura, junto a clientes e órgãos governamentais em diversos países.

Estiveram presentes na reunião do Coesa, pela Agrodefesa, o diretor de Defesa Agropecuária, Sérgio Paulo Coelho; o gerente de Sanidade Animal, Antônio do Amaral Leal; o gerente de Inspeção, Paulo Viana
Filho e a coordenadora do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Silvânia Andrade Reis (que é também vice-presidente do Coesa).

Pela SFA-Goiás participaram Robério Alves Machado, Rodolfo Paranhos e Cleverson Santos Cypreste. Da AGA estiveram presentes Eduardo Tibery Queiroz e Maria Inês Rodrigues da Cunha.

A EVZ/UFG esteve representada por Marcos Barcellos Café e Ana Maria de Souza Almeida. Também marcaram presença Marcelo Penha Silva (Faeg/Senar) e Uacir Bernardes (Fundepec-Goiás).