Vazio sanitário do algodão em Goiás termina nesta sexta

Vazio sanitário do algodão em Goiás chega ao fim. Plantio pode ter início a partir do dia 21 de janeiro (Foto: Agrodefesa)

A partir do dia 21 deste mês, os produtores de algodão já podem fazer a semeadura também nos municípios da Região 4 (Noroeste e Norte de Goiás). Isso porque o período de vazio sanitário da cultura termina no próximo dia 20 de janeiro.

Conforme a Instrução Normativa nº 04/219 da Agrodefesa, o vazio sanitário do algodão acaba em todo o estado nesta data. Nos municípios das Regiões 1 (Sudeste e Sul de Goiás), 2 (Sudoeste Goiano) e 3 (Entorno do DF e Nordeste Goiano), o plantio já é realizado normalmente, uma vez que os períodos de vazio sanitário foram cumpridos em calendários distintos.

Nessas regiões, muitas áreas já foram plantadas, e as lavouras têm bom desenvolvimento vegetativo.

Controle do bicudo

O vazio sanitário é uma estratégia fitossanitária fundamental para prevenir e combater o bicudo do algodoeiro, praga capaz de causar grandes prejuízos aos produtores e ao Estado. A medida é adotada todos os anos em conformidade com o Programa Nacional de Prevenção e Controle do Bicudo do Algodoeiro, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os produtores devem estar atentos quanto ao cadastro das lavouras de algodão no Sistema de Defesa Agropecuário de Goiás (Sidago), no site da Agrodefesa. Para os cultivos em todo o Estado, o cadastramento precisa ser feito 30 dias após a semeadura, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 04/2019 da Agrodefesa.

Clique aqui e confira os municípios da região 4