Vacinação em dia previne doenças na volta às aulas

Cobertura vacinal das crianças entre 5 e 11 anos é bastante preocupante, devido à baixa adesão (Foto: SES)

Com a volta às aulas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a importância de atualização do cartão de vacinação de crianças e adolescentes, por meio de doses disponíveis nas salas de imunização espalhadas pelos 246 municípios goianos.

A Covid-19 é uma das preocupações, visto que parte desse público ainda não concluiu o cronograma de vacinas. O alerta é necessário porque, mesmo com a diminuição do número de casos graves, a doença ainda se espalha entre todas as faixas etárias. E o ambiente escolar, devido ao grande número de pessoas, pode levar à disseminação do vírus.

Atualmente, a cobertura vacinal da primeira dose entre os adolescentes de 12 a 17 anos é de 89,42% em Goiás. Entre adultos, com idade de 18 anos e acima, a cobertura da primeira dose é de 91,56%, mas cai em relação à segunda dose (83,24%) e a dose de reforço (49,67%).

A cobertura vacinal das crianças entre 5 e 11 anos também é bastante preocupante, devido à baixa adesão. Apenas 58,34% tomaram a primeira dose. e 39,13% receberam o reforço da vacina.

“Ano letivo começando, crianças voltando às escolas e, mais do que nunca, nós vemos a importância das medidas preventivas para continuarmos com saúde. Precisamos garantir que todas as crianças e adolescentes estejam com sua carteira de vacinação atualizada. É importante que os pais se lembrem disso, porque significa que esse público está mais protegido”, alerta a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim.

A superintendente ainda explica que o uso das máscaras não é mais obrigatório, mas segue sendo recomendado em locais com aglomeração, como as salas de aula, e pontua outras medidas de prevenção:

  • lavar sempre as mãos ou higienizá-las com álcool;
  • manter distância segura entre pessoas;
  • procurar um médico em caso de sintomas;
  • não comparecer ao ambiente escolar se o teste para Covid-19 for positivo.

Dois anos de vacinação

Nesta quarta-feira (18/01), completaram-se dois anos desde que as primeiras vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Goiás. Desde então, 16.980.529 doses foram distribuídas e 15.299.532, aplicadas.

Uma moradora de um abrigo de idosos em Anápolis foi a primeira goiana a receber a vacina. Na época, o governador Ronaldo Caiado foi quem aplicou o imunizante, que ele batizou como “doses de esperança”.

Confira o recado que a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, gravou para os pais.