Claque Retomada Cultural leva 53 atrações para Itumbiara

Cantora goiana Maduli se apresenta nesta sexta-feira (20/01), a partir das 19h, no Espaço Arraiá, em Itumbiara, dentro da programação do Claque Retomada Cultural (Foto: Divulgação)

As apresentações artísticas do projeto Claque Retomada Cultural em Itumbiara começam nesta sexta-feira (20/1) e vão até domingo (22/1). O evento promete movimentar a cidade com 53 atrações gratuitas. Na programação, peças de teatro, dança, shows musicais, circo, exposição de artes visuais e intervenções urbanas.

Os artistas vão se apresentar no Espaço Arraiá e em outras localidades da cidade. A agenda completa pode ser conferida nos sites da Secretaria da Retomada e do Sesc.

A iniciativa é uma realização do Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Retomada, em parceria com o Sesc, e tem como intuito fortalecer o cenário cultural em todo o estado. O projeto conta com investimento estadual de R$ 20 milhões em oito municípios (Goiânia, Luziânia, Itumbiara, Goiás, Rio Verde, Jaraguá, Posse e São Miguel do Araguaia).

Na capital, a primeira etapa foi realizada em dezembro de 2022, com mais de 90 apresentações. A segunda etapa segue até 31 de janeiro, com mais de 340 atrações.

Cursos de qualificação

Em Itumbiara, a ação também vai ofertar cursos de qualificação e capacitação por meio do Colégio Tecnológico (Cotec). Os cursos de capacitação têm entre 40 e 60 horas, nas áreas de Informática, Inglês, Empreendedorismo, Vendas, Atendente, Mídias Digitais e outros.

Para áreas como Recursos Humanos, Gestão Financeira e Agropecuária, Auxiliar Administrativo e Técnicas de Culinária, os cursos de qualificação vão de 160 a 240 horas. Todos os cursos do Cotec são gratuitos, e os concluintes recebem certificado emitido pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Mais Empregos

Uma equipe da Secretaria da Retomada realiza, desde o início da semana, a captação de vagas de emprego nas empresas do município. Os postos de trabalho serão oferecidos pelo programa Mais Empregos durante os três dias de evento, no Espaço Arraiá. Os interessados precisam levar Carteira de Trabalho, comprovante de endereço e currículo.

Claque Retomada Cultural

Para o secretário da Retomada, César Moura, além de levar atrações culturais ao interior do estado, a iniciativa garante a movimentação econômica do cenário artístico local.

“Quem está no palco é parte do processo, que envolve emprego e renda de equipes técnicas, de serviços e de infraestrutura”, comenta o titular da Retomada.

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc-Senac, Marcelo Baiocchi, o evento divulga a cidade e movimenta a economia local.

“O projeto é uma ação importante para o desenvolvimento do município, além de valorizar a arte e a cultura da região”.

Para o diretor regional do Sesc e Senac, Leopoldo Veiga Jardim, a iniciativa é uma excelente oportunidade de levar a cultura para todos os cantos de Goiás.

“Com o Claque, é possível dar mais chances e valorizar os artistas do interior que tanto sofreram com a pandemia da Covid-19”, comenta.

Saiba mais

Claque Retomada Cultural divulga selecionados para apresentações no interior