Em Brasília, Goiás apresenta Plano Estadual de Recursos Minerais

Em Brasília, Governo de Goiás e órgãos do governo federal discutem atividades do Plano Estadual de Recursos Minerais (Foto: Luna Apóstolo)

Com foco no fortalecimento do setor mineral goiano, a Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) realizou, em Brasília (DF), reuniões estratégicas para execução do Plano Estadual de Recursos Minerais (PERM).

Foram dois dias de audiências, encerradas na última quinta-feira (19/01), em diversos órgãos da União, com objetivo de discutir a exploração de recursos minerais de forma correta, sustentável e rentável.

A primeira reunião foi na Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), autarquia federal que financia o PERM e é vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

No encontro, a superintendente de Mineração da SIC, Lívia Parreira, e o gerente de Desenvolvimento do Setor de Minas da pasta, André Pereira, apresentaram propostas de atividades para o ano ao diretor em exercício da Sudeco, Fernando Erdmann Ritter, e equipe.

“Foi uma reunião muito produtiva, em que pudemos apresentar nosso plano de trabalho e as potencialidades do setor de mineração de Goiás. Uma missão confiada a nós pelo governador Ronaldo Caiado e pelo secretário Joel Sant’Anna que estamos tocando com muita dedicação”, afirma Lívia.

No Ministério de Minas e Energia, o encontro foi com a diretora substituta do Departamento de Geologia e Produção Mineral, Patrícia da Silva Pego. Na ocasião, a SIC discutiu um formato de consultas públicas e oficinas para seguir o alinhamento estratégico da Política Nacional de Mineração.

A última reunião foi com a Agência Nacional de Mineração (ANM), quando a pasta goiana buscou apoio para melhor diagnóstico do setor mineral, que servirá de subsídio para a execução do Plano Estadual de Recursos Minerais.

Plano Estadual de Recursos Minerais

“A mineração é o terceiro setor mais importante da economia goiana, ficando atrás apenas de grãos e carne. E o Plano Estadual de Recursos Minerais foi criado em 2022 para alavancar o setor, avançando em questões de legislação, oportunidades, potencialidades e cuidados com os impactos que a atividade gera. Essas agendas são, portanto, fundamentais para o nosso trabalho”, afirma o titular da SIC, Joel de Sant’Anna Braga Filho.

Mapeamento

A SIC também desenvolve, juntamente com a Universidade Federal de Catalão (UFCat) e em parceria com a Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Federal do Pará (UFPA), o Mapeamento de Oportunidades de Crescimento do Setor Mineral em Goiás 2022 – 2042 (MAP).

Em 2022, o estado movimentou R$ 8,6 bilhões em produção de minerais com destaque para cobre, calcários, níquel, fosfato, ouro e nióbio. A expectativa é de que o setor movimente R$ 30 bilhões em dez anos.

Saiba mais

Goiás discute futuro da mineração na primeira reunião do Fórum Permanente do setor