Hospital Estadual de Luziânia oferece cirurgias de pequeno porte

Cirurgia de pequeno porte realizada no Hospital Estadual de Luziânia (Foto: Julianna Adornelas)

O Hospital Estadual de Luziânia (HEL) iniciou nesta quinta-feira (19/1) a realização de uma série de cirurgias de pequeno porte. Os procedimentos são simples, realizados sem anestesia ou somente com anestesia local, sem a necessidade de internação.

Segundo a enfermeira do ambulatório do HEL, Loiane Reis, as intervenções cirúrgicas são da especialidade de cirurgia geral, tais como remoção de tumores de pele, correção de pequenas cicatrizes, retirada de lipoma, entre outros procedimentos. “Realizamos todas as cirurgias no regime de hospital dia. O paciente fica em observação no ambulatório ou vai embora imediatamente após o término da cirurgia”, explicou.

Atendimento mensal

Para o atendimento, o paciente precisa estar com o encaminhamento para pequenos procedimentos em mãos. Eles recebem a orientação de comparecer à Secretaria Municipal de Saúde do município de origem para marcação, via Complexo Regulador Estadual.

A unidade tem a capacidade de realizar até 180 cirurgias de pequeno porte por mês, sendo 20 procedimentos por dia. Para a cirurgia o paciente passa por uma pré-avaliação da equipe médica.

A enfermeira destaca que com a ampliação do setor, a unidade passa a atender a população de vários municípios do Goiás,. O processo é via regulação, com objetivo de oferecer, qualidade e resolutividade. “toda essa ação otimizada dos procedimentos e proporciona ao paciente vínculo de confiança com a equipe HEL”, afirmou