Juarez Barbosa distribui medicamento para fibrose pulmonar

Atendimento na Cemac Juarez Barbosa, do Governo de Goiás, vai incluir a distribuição gratuita de dois medicamentos para fibrose pulmonar (Foto: SES)

O Governo de Goiás, por meio da Central Estadual de Medicação de Alto Custo Juarez Barbosa (Cemac JB), vai distribuir dois medicamentos para Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI): pirfenidona e nintendanibe. A doença é uma condição pulmonar que torna os tecidos espessos, rígidos e com cicatrizes que limitam a capacidade respiratória dos pulmões

A Comissão Estadual de Incorporação de Tecnologia em Saúde (Ceits) aprovou a incorporação dos componentes, que avalia evidências científicas e efetividade das tecnologias em saúde. O grupo da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES) atua, em mais um exemplo do trabalho, para aprimorar o atendimento aos goianos que precisam da assistência pública.

Efetividade

O diretor da Cemac JB, Roney Pereira, explica que o acesso a aos medicamentos garante tratamento mais rápido e qualidade de vida aos pacientes portadores de FPI. Segundo Roney, a comissão avaliou, no contexto científico da literatura, as incidências e prevalência da doença em Goiás e a efetividade dos medicamentos.

“O parecer foi favorável à incorporação da pirfenidona e nintendanibe na Relação Estadual Complementar de Medicamentos. Os medicamentos são semelhantes e serão distribuídos aos pacientes, conforme escolha do médico assistente e critérios de inclusão já estabelecidos”, explica o diretor.

Protocolos

De acordo com a presidente da comissão, Fernanda Pimenta Simon Ferreira, a Ceits tem caráter permanente, consultivo e deliberativo. Sua principal atribuição é assessorar o gestor da SES nas questões relativas à avaliação, incorporação e desincorporação de tecnologias em saúde que dizem respeito aos medicamentos de alto custo distribuídos pela secretaria

“Existe todo um fluxo, que não é simples, da avaliação das tecnologias em saúde. Antes de qualquer decisão ser colocada em prática, é preciso um trabalho que aborde os principais problemas de saúde da população goiana no âmbito da secretaria e do Sistema Único de Saúde em Goiás”, esclarece Fernanda.

A Cemac JB é uma unidade de referência da SES na dispensação de medicamentos que constam no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica. Recentemente, a renovação e abertura de processos de obtenção de medicamentos passaram a ser feitas de forma on-line. Sem a necessidade de deslocamento do paciente até a sede da unidade, em Goiânia.