Cine Goiás Itinerante abre temporada 2023

Em Quirinópolis, Governo de Goiás inicia temporada 2023 do Cine Goiás Itinerante (Foto: Secult)

A temporada 2023 do Cine Goiás Itinerante, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), teve início na quinta-feira (02/02), em Quirinópolis, no sul goiano. A iniciativa busca democratizar o acesso ao audiovisual no interior do estado, divulgar o cinema ambiental e capacitar profissionais da área.

As próximas edições serão em Amaralina e Nova Glória (07 a 10/02) e Cristalina (13 a 16/02). Toda a programação é gratuita.

O público do primeiro evento de 2023 assistiu aos filmes “Meninos Verdes”; “A natureza agradece”; “Água me poupe”; e ao premiado “O Casamento da Ararinha Azul”, animação do diretor Marcelo Branco que destaca a importância do combate ao tráfico de animais. As sessões foram no Teatro Municipal Sodexo Vieira de Carvalho, com entrada gratuita.

Para a secretária interina da Cultura, Yara Nunes, o Cine Goiás é um projeto de democratização e acesso à cultura por meio do audiovisual.

“Proporcionamos para a comunidade o contato com filmes que já passaram pelo Festival Internacional de Cinema Ambiental, o nosso FICA. A nossa missão é levar essas produções para o maior número possível de municípios do estado”.

Em Quirinópolis, público infantil espera pelo início da sessão de cinema do Cine Goiás Itinerante (Foto: Secult)

Cine Goiás Itinerante 2022

Mazé Alves, Gerente de Fomento ao Audiovisual e Criatividade da Secult, destaca que a edição 2022 do programa proporcionou a centenas de pessoas a primeira experiência cinematográfica.

“Encontramos pessoas que nunca haviam entrado em uma sala de cinema. Nosso objetivo é entregar cultura, educação e uma nova forma de pensar um mundo mais sustentável”.

Em 2022, o Cine Goiás Itinerante esteve em mais de 60 municípios goianos e proporcionou sessões de cinema e ações formativas para mais de 30 mil pessoas. A meta para 2023 é que o programa atenda 80 municípios goianos. Geralmente, as equipes permanecem em cada município goiano durante 4 dias para desenvolver as ações.

Os pilares do programa são a exibição de filmes que participaram do Festival Internacional de Cinema Ambiental (FICA), ações de qualificação e promoção da arte cinematográfica para a população.

Como participar

Para solicitar as ações do Cine Goiás Itinerante, o representante do município deve enviar um ofício para cinegoiasitinerante@gmail.com.