Hospital Estadual de Itumbiara oferece tratamento oncológico

Paciente passa por consulta no Centro de Oncologia do Hospital Estadual de Itumbiara: tratamento pode começar em até 48 horas após a entrada, via regulação estadual (Fotos: SES)

O Hospital Estadual de Itumbiara São Marcos conta com uma unidade de oncologia que atende pacientes de Itumbiara e demais municípios da região Sul desde novembro do ano passado. O principal diferencial do serviço é que o tratamento pode iniciar em até 48 horas após a realização da primeira avaliação pela equipe clínica.

O Centro de Oncologia da unidade do Governo de Goiás realiza atendimentos ambulatoriais e tratamento de alta complexidade oncológica de pacientes encaminhados pela Complexo Regulador Estadual (CRE).

De acordo com a médica Paolla Alves, especialista em oncologia, se o paciente já tiver um diagnóstico positivo com biópsia, é possível iniciar o tratamento com a máxima rapidez.

“Fazemos a primeira abordagem com os pacientes encaminhados. Se ele estiver diagnosticado com a biópsia, já entramos com o tratamento em até 48 horas, visando maior eficácia. Se o paciente não tiver o diagnóstico positivo, fundamentado em biópsia, nós o encaminhamos para realização desse exame. No prazo no máximo de 15 dias, iniciamos o tratamento”, explica.

Acolhimento e abordagem

Paolla Alves frisa que a etapa mais delicada é o acolhimento do paciente e a abordagem sobre como se desenvolverá o tratamento.

“É preciso que a sociedade compreenda com transparência a doença e o tratamento”, ressalta a médica ao explicar que os pacientes e o núcleo familiar recebem acompanhamento psicológico e de assistentes sociais sobre o tratamento proposto.

Até o momento, realizaram 89 consultas na especialidade de oncologia clínica e nove sessões de quimioterapia. São três pacientes em tratamento de câncer de intestino, dois com tratamento câncer de mama e um submetido à hormonioterapia.

Tratamento

As sessões de quimioterapia duram em média três horas cada uma. O tempo de tratamento é individualizado, de acordo com o protocolo indicado para cada pessoa.

Para tanto, a unidade conta com 15 poltronas. E os pacientes recebem o acompanhamento médico e da equipe multiprofissional formada por enfermeiro, farmacêutico, assistente social e psicólogo.