Caiado abre as discussões sobre o Plano Estadual de Mineração

Governador Ronaldo Caiado durante abertura de seminário sobre mineração goiana (Foto: Lucas Diener)

O governador Ronaldo Caiado deu início, nesta terça-feira (28/02), às discussões do Plano Estadual da Mineração (PERM-GO), com a abertura do seminário temático “Política Mineral Goiana: Desafios para a Geologia, Mineração e Transformação Mineral”.

O seminário, realizado no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, é o primeiro da série de 25 previstos para este ano. Os encontros vão oportunizar a interlocução com o setor produtivo e um amplo debate com a sociedade em temáticas ligadas aos recursos minerais.

“Tenho lutado muito para que a mineração de Goiás possa progredir”, pontuou Caiado. Tal crescimento, continuou, deve vir acompanhado de fiscalização e controle. “Temos de nos preocupar também com a segurança”, acrescentou o governador.

O seminário reuniu representantes de universidades, setor produtivo, gestores federais, estaduais e municipais, além de instituições diversas.

Durante a abertura, o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC), Joel Sant’Anna Braga, afirmou que o Estado busca, junto ao governo federal, “trazer mais investimento, recursos e empregos”, a partir das pesquisas realizadas por meio do PERM-GO.

“A mineração é o 3° setor mais importante da economia goiana, atrás apenas de grãos e da carne”, comentou o secretário sobre o protagonismo do segmento.

Presente ao evento, o diretor-presidente do Serviço Geológico do Brasil, Cassiano de Sousa Alves, colocou a empresa pública como parceira do Estado para o desenvolvimento das atividades.

“Ratifico nosso compromisso em apoiar Goiás nas frentes da linha de mineração e geologia, e também de monitoramento dos rios e dos riscos geológicos”, reforçou.

Plano Estadual de Mineração

O Plano Estadual de Mineração (PERM-GO) é um projeto do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços (SIC).

Criado em parceria com a Universidade Federal de Catalão (UFCat), o plano visa a mapear oportunidades de negócios, atrair investimentos, melhorar a competitividade do segmento, planejar e definir políticas públicas voltadas à mineração goiana.

“O intuito é alavancar o setor, as questões de legislação, as oportunidades, potencialidades, cuidados com os impactos ambientais e as atividades que vão gerando. Os trabalhos serão executados por profissionais da área de direito, economia, geologia, história, geografia, engenharia de minas, comunicação. E um grupo analisará, minuciosamente, o contexto da mineração”, argumentou Joel Sant’Anna Braga.

Números

Goiás é o quarto maior produtor de minérios do Brasil. O estado tem companhias mineradoras que mantêm 600 frentes de extração e faturam mais de R$ 9 bilhões, o que rende cerca de R$ 175 milhões para os cofres públicos em Contribuição Financeira pela Exploração Mineral (CFEM).

A mineração corresponde a cerca de 30% de todo o PIB estadual e, aproximadamente, a 20% do total das exportações estaduais. A previsão é de que o setor movimente mais de R$ 30 bilhões em dez anos e gere até 200 mil empregos.

Saiba mais

Goiás discute futuro da mineração na primeira reunião do Fórum Permanente do setor